RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Capes lança o novo Portal de Periódicos


Mais facilidade e agilidade no acesso à informação científica: esses são os dois grandes benefícios trazidos pelo novo Portal de Periódicos da Capes. Reformulado graças a uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a RNP, a ferramenta foi lançada oficialmente nesta quarta-feira, dia 11 de novembro, em Brasília.

No evento, que também comemorou o IX Aniversário do Portal, estavam presentes o presidente da Capes, Jorge Guimarães, o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, o diretor de Programas e Bolsas no País da Capes, Emídio Cantídio de Oliveira Filho, a diretora de Gestão da Capes, Denise Menezes Neddermeyer, a coordenadora geral do Portal de Periódicos, Elenara Chaves Edler de Almeida, além de reitores e dirigentes de instituições usuárias do Portal de Periódicos.

De acordo com Jorge Guimarães, “a parceria da Capes com a RNP merece destaque especial, pois possibilitou grandes avanços no aperfeiçoamento da ferramenta, o que possibilitou o lançamento do novo Portal”. Acessado através de terminais ligados à Internet, localizados nas 308 instituições autorizadas, o novo sistema facilita o acesso às informações científicas e amplia o número de periódicos disponíveis de 15.475 para 21.500.

Outra novidade é a possibilidade de realizar buscas integradas no acervo assinado pela Capes, por meio de uma pesquisa por autor, assunto ou palavra-chave. Esse recurso foi desenvolvido pela equipe do Portal com a aquisição das ferramentas Metalib e SFX, da empresa israelense Ex Libris. O Novo Portal também vai oferecer aos usuários um layout mais amigável e o acesso personalizado ao conteúdo, de acordo com a área de interesse do pesquisador.

O diretor de Programas e Bolsas da Capes, Emídio Cantídio de Oliveira, defende que essa área personalizada é a grande vantagem do novo Portal. “Ela permite que o pesquisador faça a coleção dos papers que quer em casa, para imprimir na universidade. Enfim, é uma infinidade de possibilidades que esse espaço permite construir. Eu sei que, com o tempo, vamos conseguir explorar todo esse Portal, uma ferramenta fantástica, extremamente funcional”.

Para estabelecer um diálogo contínuo com os campi universitários, a Capes também lançou a Capes WebTV, que veiculará notícias sobre a Capes, o Ministério da Educação e as universidades. Semelhante aos monitores presentes nos aeroportos, o sistema não traz som, mas possibilita a transmissão de vídeos legendados e texto, que podem, por exemplo, trazer treinamentos sobre o uso do novo Portal, notícias gerais sobre a Capes e sobre bolsas de estudo. A webtv também terá uma seção que será atualizada pelos departamentos de comunicação das universidades.

Na solenidade, também foram entregues dois prêmios Capes-Emerald, no valor de 2,5 mil libras, para os projetos de pesquisa nas áreas de Ciência da Informação e Administração, e três prêmios Systems Link, no valor de 1,5 mil dólares, para bibliotecários autores de projetos vencedores no que tange à divulgação e treinamento no uso do Portal de Periódicos.

[RNP, 13.11.2009]

Consulta em noticias