RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

15º SCI chega ao fim

Evento bateu recorde de inscrições e apresentou novo curso da ESR


O 15º Seminário de Capacitação e Inovação (SCI) da RNP foi encerrado hoje entre agradecimentos, perspectivas futuras e um convite a reflexão. Antes de agradecer o empenho das equipes responsáveis pela realização do evento, o diretor de Engenharia e Operações, Alexandre Grojsgold, fez uma breve apresentação técnica sobre o protocolo IPv6.

“O projeto RNP está fazendo 20 anos, o SCI faz 15 anos e o IPv6 completa 10 anos com algumas crises de adolescência que me motivaram a falar com vocês sobre este assunto”. Segundo Grojsgold, a perspectiva é de que a faixa livre do protocolo IPv4, utilizado atualmente, se esgote em 2013. Portanto, é importante que os profissionais de operação de redes reflitam acerca de possibilidades e soluções.

Grojsgold citou diferentes pesquisadores com opiniões a respeito do futuro da Internet após o fim da faixa livre do IPv4, como Randy Bush e Geoff Huston, destacando que a questão não é apenas tecnológica, mas também política. Com o esgotamento da faixa livre, há a possibilidade do início de comercialização de endereços em protocolo IPv4, o que mudará a dinâmica da Internet como a conhecemos hoje. O aspecto econômico pode levar a uma concentração de serviços que restringiria a atual liberdade de registros.

Para encerrar sua apresentação, Grojsgold destacou que como o SCI é um evento de inovação, com a presença de profissionais envolvidos com a operação da rede Ipê, é importante levantar questões relativas a temas que em breve estarão no centro das discussões sobre a Internet.

O coordenador nacional da Escola Superior de Redes (ESR), Luiz Coelho, falou sobre a forte participação da escola na edição deste ano do SCI. Dos sete cursos oferecidos, quatro fazem parte do portfólio da ESR, sendo que ‘Engenharia reversa de código malicioso’ foi lançado especialmente durante o seminário.

Coelho afirmou que tanto o aumento dos cursos da ESR em 2009 como a passagem da carga horária de 20 para 28 horas foram motivadas pela avaliação dos alunos do SCI 2008. Ele também destacou que a ESR iniciou um novo ciclo este ano, com a inauguração da unidade de Cuiabá e a abertura do novo curso de ‘Engenharia reversa de código malicioso’.

Ainda informou que o número de alunos matriculados este ano na ESR chegou a 1,3 mil e que, para 2010, estão sendo preparados novos cursos em governança de TI e virtualização de máquinas.

A cerimônia de encerramento do SCI foi finalizada por Jean Carlo Faustino, gerente de Serviços, que agradeceu a todas as equipes e profissionais envolvidos na produção e realização do evento.

[RNP, 30.10.2009]

Consulta em noticias