RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Novo recorde de inscrições no 15º SCI

Seminário de Capacitação e Inovação da RNP teve início ontem, no Rio de Janeiro


Foi iniciada nesta segunda-feira, 26/10, no Rio de Janeiro, a 15ª edição do Seminário de Capacitação e Inovação (SCI) da RNP. O evento anual, voltado para a capacitação de técnicos de instituições parceiras e de pontos de presença (PoPs) da RNP, teve novamente recorde de público, com mais de 280 inscritos.

A palestra de abertura do 15º SCI foi iniciada pelo Diretor de Engenharia e Operações da RNP, Alexandre Grojsgold, que destacou que o evento deste ano teve mais investimento em treinamento. Grojsgold lembrou a forte participação da Escola Superior de Redes (ESR) da RNP, que este ano é responsável por quatro dos sete cursos oferecidos no SCI.

Finalizando sua apresentação, Grojsgold falou sobre a celebração de 20 anos da RNP. O diretor convidou todos os presentes a acompanharem a série de palestras sobre o assunto, que serão realizadas no segundo dia do Seminário, e a visitarem a exposição comemorativa do aniversário da RNP, que está montada no mesmo hotel do evento.

Depois de Alexandre Grojsgold, foi a vez da palestra do coordenador do 15º SCI, Jean Carlo Faustino, que mostrou uma visão geral do evento. Falando sobre os cursos deste SCI, ele ressaltou que eles tiveram sua carga horária ampliada de 20 para 28 horas, resultado do feedback recebido ao longo das últimas edições do evento. Faustino seguiu sua apresentação explicando que, além dos cursos, a programação do SCI também é composta por pequenos workshops, as chamadas sessões de bate-papo, que este ano abordam questões de Segurança, Telefonia VoIP e atividades do Centro de Engenharia e Operações (CEO) da RNP. Faustino lembrou ainda do IV EnCSIRTs (Encontro dos CSIRTs - Computer Security Incident Response Teams - Acadêmicos), evento que ocorre na tarde desta sexta-feira (30/10), logo após o encerramento do SCI. Faustino finalizou sua apresentação lembrando que, com exceção dos cursos, as atividades do SCI estão sendo transmitidas pela Internet. Os interessados em acompanhar podem acessar o link de transmissão no site da RNP e do SCI.

Bate-papo do CEO

A apresentação inicial do SCI foi seguida pela primeira sessão de bate-papo do evento, que abordou as atividades do Centro de Engenharia e Operações (CEO). Além de servir como uma compilação dos principais projetos e expectativas desta área, o bate-papo também é uma oportunidade para o feedback de representantes de instituições clientes e pontos de presença da RNP, que lotaram o auditório principal do evento.

A primeira apresentação do bate-papo foi a de Rafael de Oliveira Ribeiro, que mostrou um resumo do trabalho do CEO ao longo do último ano, o que incluiu: mudanças na equipe, troca das routing engines, upgrade de memórias flash dos PoPs, aumento de enlaces de alguns PoPs, atualizações nos PTTs, ampliação da capacidade de tráfego internacional e da conexão com a Internet comercial, entre outras atividades.

Em seguida foi a vez da apresentação do PoP de Santa Catarina (PoP-SC), representado por Guilherme Rhoden, que abordou o monitoramento da navegação web na visão do cliente. Rhoden mostrou em linhas gerais como funciona o sistema de monitoramento usado pelo PoP-SC, apresentando os principais softwares utilizados, a topologia e a arquitetura da solução aplicada, além de exemplos de análise dos dados e principais resultados encontrados.

A apresentação foi seguida pela do PoP do Espirito Santo (PoP-ES), representado por Rafael Emerick, que realizou a palestra Gerência de redes e serviços com o Pandora FMS (Flexibe Monitoring System). O objetivo principal foi mostrar como esta ferramenta livre tem se adequado bem às necessidades do PoP. Depois de explicar como funciona o Pandora FMS, Emerick apresentou a infraestrutura monitorada pelo PoP ES, mostrando como as principais funcionalidades do sistema se aplicam a este trabalho.

Depois dos representantes dos dois PoPs, foi a vez de Raniery Pontes, que apresentou o Infrapop, projeto focado na melhoria da infraestrutura de operações dos PoPs com aplicação de recursos nas áreas de redes, datacenter, energia, climatização, cabeamento e obras civis. A apresentação de Raniery Pontes abordou os principais resultados de 2009 deste projeto, assim como as perspectivas para o próximo ano, que incluem aumento de recursos e ações de avaliação. A palestra foi finalizada com espaço para que os representantes dos PoPs apontassem suas demandas e sugestões de melhorias.

A primeira sessão de bate-papo do 15 SCI foi finalizada pelo diretor Alexandre Grojsgold, que apresentou um panorama geral das atividades no backbone nacional (rede Ipê) ao longo de 2009 e alguns dos planos para 2010. O diretor abordou questões como: a expectativa de aumento dos enlaces de 24 dos 27 PoPs para 10 Gbps em 2010; a conclusão das inaugurações das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (projeto Redecomep); e a capilarização cada vez maior da rede oferecida pela RNP, tendência que se mostra em ações como a conexão à rede ipê de campi de universidades federais no interior, e em projetos como o Redes Metropolitanas II, que expande a iniciativa Redecomep para cidades como Niterói, Campinas, Ouro Preto, São Carlos, Uberaba e Pelotas, entre outras.

Grojsgold falou ainda sobre os avanços na capacidade internacional da rede Ipê: aumento de conexão com a rede da Cooperação Latino Americana para Redes Avançadas (RedClara), de 155 para 622 Mbps; expectativa de uma rota de 10 Gbps entre Porto Alegre e Buenos Aires, prevista para ocorrer ainda em 2010; aumento da conexão internacional com redes acadêmicas internacionais, resultado de parceria entre RNP e ANSP.

Sobre as perspectivas futuras da rede, Grojsgold finalizou sua apresentação citando o projeto Futura RNP, cujos estudos servirão como base para a futura geração da rede acadêmica coordenada pela RNP.

O 15º Seminário de Capacitação e Inovação da RNP continua até o final desta semana. Para ver a programação completa, acesse: http://www.rnp.br/ capacitacao/sci/2009/programa.php

[RNP, 27.10.2009]

Consulta em noticias