RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

São Luís contará com rede óptica dedicada a educação e pesquisa

Infraestrutura que interliga seis instituições a 1 Gbps entra em operação


A Rede Metropolitana de São Luís será inaugurada em 22/10, em uma cerimônia realizada no Palácio Cristo Rei às 10h. A infraestrutura óptica de alta velocidade interligará seis Instituições de Ensino Superior (IES) e centros de pesquisa da capital maranhense.

A rede tem 43 km de extensão e recebeu investimentos para implementação da infraestrutura de R$ 668 mil. A tecnologia óptica utilizada possibilitará a troca de informações em alta velocidade e o uso de aplicações avançadas, beneficiando projetos colaborativos e iniciativas de educação a distância.

Serão conectadas à Rede Metropolitana de São Luís: o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA); a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Maranhão (Fapema); Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IF-MA); Secretaria Adjunta de Tecnologia de Informação e Integração (SEATI); Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Com o início das atividades da Rede Metropolitana de São Luís, serão 16 redes metropolitanas em operação. Já foram inauguradas: Belém, Vitória, Manaus, Florianópolis, Brasília, Natal, São Paulo, Fortaleza, Macapá, Goiânia, Campina Grande, Salvador, Cuiabá, Aracaju e Curitiba.

[RNP, 21.10.2009]

Consulta em noticias