RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

GT-MDA promove espetáculo de dança a distância

Exibição uniu bailarinos e publico no Brasil e na Espanha


Na última terça-feira, Fortaleza e Barcelona atuaram em parceria em um evento de união entre tecnologia e arte. As duas cidades foram palco do espetáculo de dança telemática e-Pormundos Afeto, no qual uma conexão Internet de alta velocidade permitiu que bailarinos nas duas cidades fizessem uma apresentação conjunta.

Tanto no Brasil como na Espanha, o evento pode ser visto presencialmente. No Teatro Dragão do Mar, em Fortaleza, três telões compunham o cenário. Na tela, imagens ao vivo e em tamanho natural de uma bailarina em Barcelona se fundiam com o casal de bailarinos brasileiros, presentes no palco. Complementando o cenário virtual, os telões também recebiam imagens abstratas e reproduções de ambientes virtuais, onde cada pessoa que acompanhava a performance pela Internet aparecia como um avatar, uma representação humana em 3D semelhante as vistas em algum jogos de videogames e ambientes como o Second Life.

Dançando em frente e atrás dos telões, os bailarinos, se misturavam com as imagens, em um jogo de corpos reais, sombras e outras ilusões de ótica, que confundiam na mesma medida em que encantavam. O espetáculo visual foi embalado por componentes sonoros mixados em computador, que variavam de altura, intensidade e tipo de acordo com os movimentos de uma das bailarinas, que usava um sensor embutido na roupa. Depois do espetáculo, todos os envolvidos na produção e execução dos componentes técnicos e artísticos do evento promoveram um debate com o publico que encheu o Teatro Dragão do Mar.

A apresentação do e-Pormundos Afeto ocorreu no escopo do GT Mídias Digitais e Arte (GT-MDA), um dos Grupos de Trabalho (GT) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O objetivo deste GT é implementar uma infraestrutura de software e hardware para suporte à realização de eventos midiáticos distribuídos, como o e-Pormundos Afeto, que conectam em tempo real pessoas e mídias digitais através de redes de computadores de alta capacidade de transmissão.

O espetáculo contou ainda com a colaboração do GT Museus Virtuais (GT-MV), que, como o nome sugere, trabalha na criação e de um sistema para a construção e manutenção de museus virtuais. Este grupo colaborou com o ambiente 3D que era acessado tanto por Barcelona (como parte do cenário de lá) quanto pelos internautas que apareciam como avatares nos telões de Fortaleza. O GT-MV também foi responsável pelo robô Galatéia, que, através de sensores, interagia de Natal com a dançarina no palco de Fortaleza , em apresentação realizada mais cedo no mesmo dia.

A parte artística do e-Pormundos Afeto foi dirigida por Ivani Santana, do Grupo de Pesquisa Poética Tecnológica na Dança, especializado na mediação entre as artes do corpo e as novas mídias. Na Espanha, o parceiro foi o grupo catalão Konic, pioneiro em dança com mediação tecnológica neste país.

[RNP, 07.10.2009]

Consulta em noticias