RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

MCT inaugura Rede Metropolitana de Curitiba

Redecomep interliga 14 instituições na capital paranaense


No dia 30/9, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) inaugura a Rede Metropolitana de Curitiba. A cerimônia será realizada às 11h30, no auditório do setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná. A rede conecta 14 instituições em velocidade de 1Gbps e tem 110 km de extensão e os investimentos para sua implementação foram da ordem de R$ 1,5 milhão.

A infraestrutura óptica, dedicada a interligar Instituições de Ensino Superior (IES) e centros de pesquisa curitibanos, faz parte da iniciativa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e custeada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Uma vez inaugurada, a Rede Metropolitana de Curitiba passa a ser gerida por um consórcio formado pelas instituições integrantes. A Rede contou com a parceria da prefeitura da cidade e o governo do Estado do Paraná. Utilizando conexões ópticas, os órgãos governamentais têm acesso mais veloz à Internet, o que se converte em melhores serviços à população. A Companhia Paranaense de Energia (Copel) apoiou a passagens de cabos ópticos da infraestrutura.

Interligadas por uma rede óptica, as instituições podem trocar informações com agilidade e utilizar aplicações avançadas de comunicação, o que possibilita o compartilhamento da produção científica e a realização de projetos com a participação de pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais.

A Rede Metropolitana de Curitiba integra as seguintes instituições : Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Instituto Federal do Paraná (IF-PR); Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI); Companhia de Informática do Paraná (CELEPAR); Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS), Centro Nacional de Pesquisa de Florestas (Embrapa - Paraná); Faculdade de Artes do Paraná (FAP); Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná; Instituto de Pesos e Medidas (IPEM/INMETRO); Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC); Parque da Ciência Newton Freire Maia; Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR).

Com a inauguração da Rede Metropolitana de Curitiba, serão 15 redes metropolitanas em operação. Já foram inauguradas: Belém, Vitória, Manaus, Florianópolis, Brasília, Natal, São Paulo, Fortaleza, Macapá, Goiânia, Campina Grande, Salvador, Cuiabá e Aracaju.

[RNP, 28.09.2009]

Consulta em noticias