RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP em encontro da RedCLARA


A RedCLARA promoveu entre 10 e 14 de agosto, na Costa Rica, um encontro entre membros de todas as redes acadêmicas (NRENs, do inglês National Research and Education Networks) da América Latina e do Caribe para o lançamento do Projeto ALICE2. Além do diretor-geral da RNP, Nelson Simões, também estiveram presentes ao evento outros oito colaboradores da organização, representando áreas de P&D, segurança e serviços.

O Programa ALICE2 (América Latina Interconectada com a Europa) começou em dezembro de 2008 e tem previsão para terminar em março de 2010. Com um financiamento de 18 milhões de euros, o projeto tem como objetivo consolidar e incentivar a pesquisa colaborativa. “ALICE2 permitirá à CLARA criar uma rede de última geração com infraestrutura de rede óptica que vai dar apoio à pesquisas colaborativas. O projeto é uma forma para que pesquisadores encontrem em conjunto soluções para problemas regionais com ajuda de pessoas na América Latina e na Europa”, afirmou Florencio Utreras, diretor executivo de CLARA (Cooperação Latino Americana de Redes Avançadas), organização responsável por esta rede internacional de mesmo nome (RedCLARA) que reúne hoje 17 NRENs latino-americanas.

Na mesma semana foi realizada a 10ª Reunião do Comitê Técnico da RedCLARA (CLARA-Tec). Michael Stanton, diretor de P&D da RNP e presidente da comissão técnica de CLARA, e Iara Machado, diretora adjunta de Internet Avançada da RNP, conduziram a reunião técnica, que contou com apresentações das redes de CLARA e do CLARA Network Engineering Group (NEG), cuja apresentação foi feita pelo representante do NEG na RNP, Alex Moura. Também participaram da reunião os oito Grupos de Trabalho (GTs) de CLARA, que mostraram os principais avanços em seus estudos, atualmente voltados para as áreas de IPTV, videoconferencia, segurança, medições, IPV6 e VoIP, entre outras. A reunião contou ainda com um curso de Capacitação Técnica em Segurança, promovido pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP (CAIS).

Também neste período, Michael Stanton, Iara Machado e o diretor adjunto de Gestão de Serviços da RNP, Antonio Carlos Fernandes Nunes, participaram da reunião do projeto ALICE2, onde foram discutidos os rumos do projeto e da RedCLARA.

[RNP, 09.09.2009]

Consulta em noticias