RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

4º EnCSIRTs será realizado logo após o 15º SCI


No dia 30/10, após o encerramento do 15º Seminário de Capacitação e Inovação (SCI) será realizado no Hotel Everest Rio, em Ipanema, o 4º Encontro dos CSIRTs Acadêmicos.

A reunião é promovida pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP, com o objetivo de estimular a troca de experiências entre os profissionais que participam das equipes de segurança de sistemas computacionais nas universidades, assim como apoiar aqueles que desejam montar um CSIRT na Instituição de Ensino Superior (IES) onde atuam.

O 15º SCI acontecerá entre os dias 26 e 30/10. Este ano, serão oferecidos cursos da Escola Superior de Redes da RNP, como: Administração de sistemas Linux, Administração de videoconferência, Engenharia reversa de código malicioso e Roteamento avançado.

Além da ESR, outros parceiros ministrarão cursos durante o seminário. A empresa Juniper está responsável por um módulo sobre configuração de roteadores de rede, o CAIS/RNP oferecerá aulas sobre como “Testes de intrusão e hacking ético” e o tema “Certificação digital para agente de registro e aplicações” será abordado por Marcelo Carlomagno Carlos e Rogerio Bodemüller Junior, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ao longo do SCI também estão previstas palestras e bate-papos sobre questões das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que fazem parte do cotidiano dos profissionais de TI aos quais o seminário se destina.

[RNP, 11.09.2009]

Consulta em noticias