RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Ministro da Cultura lança Fórum da Cultura Digital Brasileira no File

Juca Ferreira se encontra com 40 blogueiros para explicar como será o Fórum


O Fórum da Cultura Digital Brasileira, uma das iniciativas do projeto piloto entre o Ministério da Cultura (MinC) e a RNP, foi lançado no dia 31/7, dentro do 10º Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, o File, em São Paulo. A ideia é que o Fórum contribua no processo participativo entre diversos atores da sociedade para a formulação de políticas públicas para a cultura digital, em discussões presenciais e por meio da rede social www.culturadigital.br.

Para mostrar que o diálogo pretende ser direto, o ministro Juca Ferreira, do MinC, convidou um grupo de blogueiros especialistas em mídias sociais para um encontro no Centro Cultural Fiesp/Sesi. Foi a primeira vez que um ministro brasileiro participou de uma coletiva só com autores de blogs. Mais de 40 blogueiros compareceram ao encontro na Fiesp, e outros 170 acompanharam a transmissão pela Internet.

"Vou entortar um pouco a proposta. Não será uma conversa com o ministro, mas uma conversa com o Ministério", iniciou Juca Ferreira, apresentando sua gerência de cultura digital. Também estavam presentes no debate o secretário executivo do MinC, Alfredo Manevy; o secretário de políticas culturais, José Luiz Herência; o gerente de cultura digital, José Murilo Jr; o gerente de projetos da RNP, Álvaro Malaguti; e o diretor adjunto de serviços da RNP, Antônio Carlos Nunes; além do consultor da RNP Cláudio Prado.

"Eles formulam e levam as políticas à prática. O MinC apoia o consumo e produção de cultura na Internet", completou o ministro.

Ferreira elogiou a discussão feita nos blogs sobre a reforma da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. "A grande mídia a caracterizou como dirigismo cultural. Os blogs salvaram a discussão. Muitos foram desfavoráveis, mas o importante foi a força do debate". O ministro ressaltou que o governo como um todo acredita no fortalecimento da cultura digital e que não pode ignorar a comunicação horizontal pela Internet.

Perguntas e respostas

A primeira pergunta do público abordou a durabilidade desta fase do Fórum, que será encerrada em novembro. “Em tese, este espaço não tem encerramento. Ele está aberto para outros debates sobre políticas públicas. Novembro será uma consolidação, mas os cinco eixos de discussão não terminam aí", respondeu José Murilo.

Os blogueiros quiseram saber como foram definidos cinco eixos de debate que guiarão os debates sobre políticas públicas. "A cultura digital é transversal e está impactando diversos setores. Cabia ao ministério provocar a discussão e propor os eixos", explicou Murilo, para depois detalhar cada eixo:

"Memória da Cultura Digital é essencial para a preservação dos acervos. Há muitos setores impactados e isso justifica o [eixo] Economia da Cultura Digital, em especial no caso da música. Em Infraestrutura da Cultura Digital serão tratadas as infovias, a banda larga. Esta discussão está submersa. Hoje dependemos de operadoras, e a web propõe formas comunitárias de acesso. Há a Arte Digital, para a democratização da arte e o remix, e Comunicação Digital para tratar da questão de mídia, produção de conteúdo e convergência”, delineou.

Um dos blogueiros que acompanhavam o debate pela Internet perguntou sobre políticas públicas de acesso, em especial a posição do MinC sobre as lan houses. "O ministério tem defendido as lans houses como um equipamento cultural. Elas surgem como opção onde não há banda larga. Há um grupo de trabalho sobre a estrutura de banda larga no país, que é necessária para a difusão cultural", respondeu Alfredo Manevy.

Subvertendo a ordem das perguntas, o secretário Herência quis saber do blogueiro Eduardo Pomba, que montou um banco de dados sobre rock brasileiro, qual foi a principal dificuldade encontrada. "Servidores são um problema. Tivemos que recorrer a servidores internacionais. Talvez pudéssemos pensar em um servidor livre", sugeriu Pomba.

"O MinC já fez experiências sobre isto. Eu faço um apelo aos interessados que tragam esse debate ao eixo de Infraestrutura", pediu Alvaro Malaguti.

José Murilo aproveitou a ocasião para falar sobre os projetos desenvolvidos em conjunto pelo MinC e pela a RNP: "O acervo de diversas instituições de cultura estará acessível como parte do banco de conteúdos audiovisuais do ministério".

"Há uma aproximação importante do MinC junto aos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC). Estamos juntos, desenvolvendo o projeto piloto. A rede da RNP integrará 11 instituições de cultura no Rio e em São Paulo. É o início e não deve parar por aí";, detalhou Antônio Carlos Nunes.

O vídeo com a conversa na íntegra e o chat estão disponíveis em www.culturadigital.br/aovivo.

[RNP, 07.08.2009]

Consulta em noticias