RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Rede óptica dedicada a ensino e pesquisa é inaugurada em Salvador

Comunidade acadêmica será beneficiada por canal de comunicação ágil e de alcance mundial


No dia 1º de julho, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) inaugura a Rede Metropolitana de Salvador, a Remessa. A cerimônia será realizada às 10h, no Salão Nobre do Palácio da Reitoria da Universidade Federal da Bahia. A Remessa, uma infraestrutura óptica dedicada a conectar Instituições de Ensino Superior (IES) e centros de pesquisa na capital baiana, é parte da iniciativa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenada pela Rede RNP.

A rede utiliza tecnologia óptica para interligar 14 instituições em velocidades de 1 a 10 Gbps, com a possibilidade de ampliar esta capacidade de forma ilimitada futuramente. A Remessa tem 106 km de extensão e os investimentos para sua implementação foram da ordem de R$ 2 milhões. A iniciativa contou com a parceria da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) para a permuta de infraestrutura – a empresa cedeu seus postes para passagens de cabos ópticos em troca da utilização de um par de fibras.

Após a inauguração, a Remessa passa a ser gerida por um consórcio formado pelas instituições integrantes. A rede conta também com parcerias com a prefeitura de Salvador e o governo do Estado da Bahia. As cooperações governamentais têm se revelado vantajosas nas redes metropolitanas em operação, pois oferecem aos governos locais um par de fibras em troca de apoio à implementação e manutenção do projeto. Utilizando conexões ópticas, os órgãos públicos compartilham seus dados em rede e acessam à Internet com maior velocidade, o que se converte em melhores serviços e novos modelos de governança.

Interligadas por uma infraestrutura óptica, as instituições podem compartilhar informações com mais agilidade e utilizar aplicações avançadas de comunicação,possibilitando desta forma que compartilhem a produção científica e desenvolvam projetos de educação a distância tanto com instituições brasileiras como internacionais.

A Remessa integra as seguintes instituições: Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Universidade Salvador (Unifacs); Universidade Católica de Salvador (UCSAL); Faculdade de Ciência e Tecnologia (Área 1); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fabesp); Faculdade Jorge Amado (FJA); Faculdade Rui Barbosa (FRB), Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC); Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder); Centro de Pesquisas Gonçalo Muniz (Fiocruz - Cpqgm); Instituto Federal de Educação, Ciência E Tecnologia Da Bahia (IF-BA); Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) e Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Senai-Cimatec).

Com a inauguração da Remessa, serão 12 redes metropolitanas em operação. Já foram inauguradas: Belém, Vitória, Manaus, Florianópolis, Brasília, Natal, São Paulo, Fortaleza, Macapá, Goiânia e Campina Grande.

O evento será transmitido pela Internet, pelo site da UFBA. Para acompanhar a inaguração da Remessa, clique aqui.

[RNP, 30.06.2009]

Consulta em noticias