RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

MonIPÊ será implantado até o final de 2009

Ferramenta aponta para evolução na monitoração do desempenho da rede Ipê


O encontro para esclarecimentos sobre o uso do serviço experimental da RNP, o MonIPÊ, realizado após o 10º WRNP, reuniu as equipes participantes do projeto, coordenadores técnicos de nove Pontos de Presença da RNP (PoPs) e representantes do Centro de Engenharia e Operações (CEO/RNP), no dia 27 de maio, em Recife.

O serviço experimental é resultado do Grupo de Trabalho Medições, que desenvolveu a solução para disponibilizar aos usuários especialistas ou leigos em tecnologia de redes ferramentas de medições de alta precisão do desempenho da rede de forma simples e clara. “A maior vantagem do MonIPÊ é permitir a qualquer usuário da rede Ipê fazer uso destas ferramentas para tentar diagnosticar problemas de desempenho encontrados”, atesta Ari Frazão, gerente do CEO e responsável pela implantação da solução.

Hoje, o usuário final tem dificuldade em diagnosticar o porquê do mau funcionamento de uma aplicação. O MonIPÊ apresenta de forma palatável os dados necessários para que, por exemplo um estudante de física, usuário de aplicativo que demande grande largura de banda, possa acessar o serviço, encontrar o problema e, em alguns casos, até solucioná-lo.

A previsão é de que o serviço esteja operacional em todos os PoPs até o final do ano. Dos 27 PoPs que compõem a rede Ipê, 18 deles já contam com a infraestrutura do MonIPÊ e efetuam algum tipo de medição.

Integração ao PerfSONAR

De acordo com o professor José Augusto Suruagy, da Universidade Salvador (Unifacs) e coordenador do projeto MonIPÊ, a infraestrutura PerfSONAR surgiu como solução para as redes Géant e Internet2, que enfrentavam o mesmo problema da rede Ipê. “Para o usuário que utilizava um aplicativo em comunicação com outro da rede Géant, era complicado descobrir onde estava o problema. Os dados atravessavam múltiplos domínios. Na rede Ipê, não é diferente”, justifica.

O PerfSONAR é uma infraestrutura para a monitoração do desempenho de redes com a finalidade de facilitar a solução de problemas de desempenho fim-a-fim em caminhos através de diversas redes. A solução foi desenvolvida por equipes da Géant e Internet2. Como o MonIPÊ foi elaborado com base nas políticas e bases do PerfSONAR, o encontro pautou-se em demonstrações e esclarecimentos sobre o uso das facilidades disponibilizadas pela infraestrutura.

Suruagy deu início às palestras listando o conjunto de serviços disponíveis para medições de desempenho, como o ponto de medição (MP – Measurement Point), que na rede Ipê será instalado em cada PoP. Ao final, entusiasmou os colegas ao predizer que, caso o cronograma de implantação seja cumprido, a RNP será a primeira rede nacional acadêmica do mundo a ter instalado em todos os PoPs os Measurement Points (MPs).

Medições

Atualmente, o detalhamento do serviço e o status dos processos de coleta de dados já acontecem nos PoPs da Bahia, Ceará, Distrito federal, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Edison Melo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da equipe de desenvolvimento do MonIPÊ, explicou as estratégias de medição ativa e análise de resultados sobre as matrizes de medições da ferramenta.

Foram apresentadas as métricas e aplicabilidades disponíveis, entre elas, a largura de banda alcançável, detecção de sintomas de congestionamento, variação de atraso em um sentido, perda de pacotes, medições de alta precisão e validação de aplicação na rede – como é o caso do VoIP e da videoconferência, que precisam de uma rede com poucas perdas e bandas mais largas, respectivamente.

As medições podem ser efetuadas através de dois tipos de testes: regulares, que tem configuração fixa, e sob demanda, que servem para fazer certificações de enlaces entre PoPs e instituições, para a obtenção de resultados em tempo real e para os usuários em geral que queiram utilizá-lo para a medição da última milha.

Rafael Costa, da UNIFACS, trabalhou no desenvolvimento do serviço no âmbito das medições passivas e destacou os benefícios do uso das mesmas. As medições passivas possibilitam gerar gráficos personalizados, relatórios diários por PoPs com dados como quantidade de bytes, média de pacotes, total de fluxos e caracterização de tráfego por tipo de aplicação.

“Dados coletados podem ser utilizados no sentido de analisar o comportamento da rede, na identificação de problemas e anomalias e na busca de melhoria na precisão de indicadores”, afirmou.

Virtualização

Virtualização de máquinas do serviço MonIPÊ foi o tema da fala de Guilherme Rhoden, da UFSC, que comprovou as vantagens no uso da virtualização dos MPs, exibindo os resultados de testes de medições em que máquinas virtuais apresentaram performance muito similar ou igual ao de máquinas físicas. Além disso, ressaltou as vantagens como a economia de hardware, energia, tempo de instalação e templates.

No sentido de padronizar as configurações em todos os PoPs, Rhoden ilustrou o passo a passo no processo de instalação do kit de equipamentos e recomendou atenção aos requisitos de software, aos testes de vazão e a realização das certificações de configuração.

Interface

O CactiSONAR, criado para facilitar o uso da infraestrutura PerfSONAR, foi o tema da última apresentação, realizada por Murilo Vetter , também da UFSC. Usando uma interface amigável, o CactiSONAR permite aos administradores da rede o registro e administração dos serviços do PerfSONAR, o aumento das possibilidades de gerenciamento e controle de monitoramento fim-a-fim, pacotes de software simples de serem implantados, extensiabilidade, simples integração de novas métricas e exposição de dados coletados de forma clara e acessível.

Vetter demonstrou como definir os modelos de testes e matrizes no sistema e as possibilidades de visualização dos resultados. O ambiente permite o acesso a todo o histórico de testes (inclusive os pré-agendados); a geração de gráficos, que podem ser visualizados em diferentes formatos; o uso de dados coletados para criar novos tipos de gráfico; a medição de métricas, entre outros.

[RNP, 28.05.2009]

Consulta em noticias