RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP inaugura infraestrutura de embriões de núcleos de telessaúde


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa inaugura em março a infraestrutura para a criação dos primeiros quatro futuros pontos de telessaúde do projeto Serviços Digitais de Saúde. No total, serão 32 embriões de núcleos que vão possibilitar a expansão do Programa Nacional de Telessaúde para o Brasil inteiro. O convênio entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, RNP, Ministério da Saúde e Ministério da Educação possibilita a implantação dos pontos em cada uma das 27 unidades federativas do país.

O projeto Serviços Digitais para a Saúde atua em três frentes: a integração da rede do Datasus – infraestrutura de rede que integra a sede Ministério da Saúde a seus 15 núcleos – ao backbone da RNP com troca de tráfego; a implantação dos 32 embriões de núcleos de telessaúde; e o provimento de conectividade de alto desempenho para serviços de videoconferência e de telefonia IP (VoIP) em unidades de gestão do Qualisus, com o objetivo de interligar secretarias de saúde estaduais e municipais.

Nestes três âmbitos, além da implantação de serviços e instalação de equipamentos, a RNP também é responsável pela capacitação dos profissionais do MS responsáveis pela manutenção dos equipamentos. A Escola Superior de Redes (ESR) realizou uma série de treinamentos em segurança de rede, VoIP e uso de videoconferência dedicados ao projeto Serviços Digitais para a Saúde.

[RNP, 23.03.2009]

Consulta em noticias