RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Representantes das IES do Sistema UAB são treinados pela Escola Superior de Redes


Entre 2 e 17 de março, representantes de 55 Instituições de Ensino Superior (IES) envolvidas no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), coordenado pela Capes, participam de uma maratona de treinamentos para o uso de conferência web realizado na unidade da Escola Superior de Redes (ESR) em Brasília (DF).

A maratona é parte do plano de capacitação continuada desenvolvido pelo projeto Implantação de Plataformas para Educação com Mídias Digitais (SEED), que apoia a UAB na preparação de instrutores e profissionais que utilizem os recursos disponibilizados pela RNP, como ferramentas de chat e conferência web.

Atualmente o projeto UAB conta com a participação de 74 IES e 560 pólos presenciais. Diante da necessidade de treinar um grande número de usuários, o plano de capacitação continuada foi desenvolvido com o intuito de formar agentes com conhecimentos técnicos e pedagógicos, aptos a atuar como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos nas aulas ministradas na ESR.

Ao longo destas semanas, cinco turmas formadas por dois representantes de cada uma das IES e por membros da coordenação geral da UAB passarão por dois dias de treinamento e receberão, além da apostila impressa do curso, todo o conteúdo digital necessário para que possam reproduzir o curso nas instituições onde trabalham para o público UAB. O objetivo é que a dupla instrua usuários do serviço conferência web nas IES e nos pólos presenciais e que sejam também o contato local de suporte do serviço.

Esta maratona encerra a primeira etapa do plano de capacitação continuada em conferência web para a UAB, iniciada em dezembro com as primeiras duas turmas. Na próxima etapa, as IES serão responsáveis pela realização dos workshops de treinamento em âmbito local para os gestores, coordenadores de cursos, professores, tutores e, remotamente, para os pólos nos quais mantêm cursos a distância. Caberá à Capes o acompanhamento dessas ações para certificar-se do cumprimento do plano.

[RNP, 06.03.2009]

Consulta em noticias