RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Fapepi completa 15 anos gerenciando POP-PI

Previsão é de que a parceria com a RNP se amplie


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), que gerencia o ponto de presença do Piauí (PoP-PI) da RNP, completa 15 anos este ano. Desde a sua fundação, a Fapepi gerencia o PoP-PI (www.pop-pi.rnp.br), que naquela época operava a uma velocidade de 64 Kbps e estava interligado ao backbone da RNP pelo ponto de presença no Ceará (PoP-CE).

Muita coisa mudou. Hoje, o ponto está conectado pelo PoP-RJ, com um link de 34 Mbps e um consumo médio de 90% da banda. A Universidade Federal do Piauí, a Universidade Estadual do Piauí, o Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (Cefet), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Sociedade Piauiense de Combate ao Câncer e o Hospital São Marcos são algumas instituições conectadas através do PoP-PI.

Parceria

A Fapepi, em conjunto com outras instituições locais, participa do consórcio da Redecomep do Piauí, nomeada Rede Poti. O projeto tem o objetivo de implantar redes de alta velocidade na região metropolitana de Teresina, para propiciar o desenvolvimento de pesquisa e ensino nas instituições participantes.

A Escola Superior de Redes (ESR) também estuda abrir uma unidade na região, para atender à necessidade de formação de recursos humanos em TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) no Piauí. A infra-estrutura para a ESR já está praticamente disponível, obtida em parceria com a Agência de Tecnologia da Informação (ATI). Essa nova unidade instalada na Fapepi também promoverá capacitação para alunos e profissionais do Maranhão, Ceará e Pará.

[RNP, 04.02.2009]

Consulta em noticias