RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Universidade Aberta do Brasil hospeda seus sistemas no Internet Data Center da RNP


O projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB) formalizou no último dia 18 a hospedagem de seus sistemas no Internet Data Center (IDC) da RNP. O IDC é um espaço físico gerenciado pela RNP, em Brasília, para a hospedagem de equipamentos e servidores de clientes especiais e de serviços estratégicos ligados a projetos de educação, pesquisa e cultura .

Os seguintes sistemas do UAB estão hospedados no IDC: PortalUAB, ambiente que integra os recursos disponibilizados pelo UAB a seus alunos e instrutores como chats, inscrições em disciplinas e acompanhamento de resultados; a UABteca, a biblioteca virtual; o SisUAB, o sistema de gestão de ensino à distância e o AtUAB, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle - software livre utilizado no AVA - para facilitar a colaboração entre coordenadores e professores em todo o país.

O projeto UAB tem como objetivo levar o ensino superior a regiões sem a infra-estrutura das Instituições de Ensino Superior (IES) tradicionais. Para isso, conta com um sistema de educação à distância com atendimento on-line e Pólos de Apoio Presencial espalhados pelo país, equipados com laboratórios multimídia e bibliotecas onde ocorrem aulas e parte das avaliações.

Além da hospedagem dos sistemas do UAB em seu IDC, a RNP é apóia o projeto e provê serviços de chat, conferência Web e compartilhamento de tela para apresentações de slides e videoconferências simultâneas.

O sistema UAB é vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), também parceira da RNP na reformulação de seu Portal de Periódicos, atualmente em fase de testes. Neste primeiro momento, apenas 11 IES e a Embrapa têm acesso aos conteúdos dos sistemas do Portal, que desde novembro estão hospedados no IDC da RNP.

[RNP, 08.01.2009]

Consulta em noticias