RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Seminário debate novas tecnologias na UAB


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, por meio da sua Coordenação Geral de Políticas de Informação (CGPI), promove no próximo dia 19 de novembro, em Brasília, das de 9h às 16h, o seminário “Políticas e Gestão de TI na Universidade Aberta do Brasil”, voltado para o pessoal de TI da Coordenação UAB nas Instituições de Ensino Superior (IES).

O objetivo principal do encontro é o alinhamento interno das demandas de TI para o Sistema UAB, que tem como uma de suas prioridades a formação de professores de educação básica. A RNP participará para conhecer as necessidades de TIC da UAB e obter subsídios para a definição das ações de cooperação entre UAB e RNP nos próximos anos.

A programação envolve apresentações do Conselho Geral de Políticas de Informação (CGPI), alinhamento dos processos de gestão para 2009, análise conjunta para os próximos passos da CGPI e apresentação de um modelo de gestão e projetos de TI para a UAB.

Sobre o programa UAB

A Universidade Aberta do Brasil foi criada pelo Ministério da Educação para integração experimental de um sistema nacional de educação superior. O sistema é formado por universidades, na sua maioria, públicas federais e centros federais de educação tecnológica (Cefets), que realizam cursos de ensino superior em municípios onde há carência na oferta, tanto de cursos quanto de vagas para atender a demanda local.

A iniciativa conta com os pólos de apoio de educação à distância, onde acontecem as aulas presencias nas localidades beneficiadas, que são criados e mantidos pelos municípios e estados. Nesses pólos, são implantadas salas de aula, bibliotecas e laboratórios multimídias. Atualmente existem cerca de 560 pólos de educação, onde são ministrados 426 cursos, que beneficiam mais de 36 mil alunos na fase I da UAB. Todas as ações desenvolvidas pela UAB também fazem parte do novo planejamento da Capes, cujas metas são, entre outras, a formação de professores, o sistema de compartilhamento de material didático e a definição de um método de tutoria.

O programa integra, ainda, o projeto "Implantação de plataformas para educação com mídias digitais" da parceria da Secretaria Executiva de Educação à Distância (SEED) com a RNP, que visa disseminar o uso de mídias digitais na educação à distância. O objetivo estratégico é democratizar a educação superior e o uso das TICs, visando combater à desigualdade de acesso à educação superior de qualidade no país.

[RNP, 12.11.2008]

Consulta em noticias