RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Cidade mineira de Ouro Preto terá rede acadêmica local

Projeto faz parte da expansão da iniciativa Redecomep


Reunião do projeto da rede metropolitana de Ouro Preto.

No dia 25 de julho, foi lançado oficialmente o projeto que visa a conectar em rede instituições acadêmicas da cidade de Ouro Preto (MG). Além da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)e o Cefet-OP, participarão da rede a prefeitura municipal e a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. A ação faz parte da expansão da iniciativa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para novas cidades e regiões do país.

O objetivo da Redecomep é ampliar a capacidade e a qualidade das conexões da comunidade acadêmica à rede Ipê da RNP. Baseadas em tecnologias ópticas, as redes metropolitanas facilitam e ampliam a integração entre universidades e unidades de pesquisa. Instituições participantes passam a ter acesso mútuo à produção científica, podendo inclusive compartilhar projetos de educação a distância e interagir por meio de videoconferência.

A Redecomep já inaugurou seis redes, ao menos uma em cada região do Brasil - Belém, Manaus, Distrito Federal, Vitória, Florianópolis e Natal. Até o fim de 2008, serão 27 redes metropolitanas operando em todo o país. Na nova etapa, além de Ouro Preto, serão conectadas nove cidades: Campinas, Itajubá, Pelotas, Petrolina, São Carlos, Uberaba, Uberlândia, Niterói e Petrópolis. Destas, São Carlos e Niterói já estão em fase de elaboração dos projetos técnicos das redes.

[RNP, 01.08.2008]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Toma posse novo presidente do Comitê Gestor da Metronit

[RNP, 16.07.2008]

Fórum Redecomep debate principais desafios e perspectivas da iniciativa

Quarta edição do encontro foi realizada no Rio de Janeiro

[RNP, 04.06.2008]


Outras referências:

Redecomep

Site da iniciativa de Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa