RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP conecta emissoras públicas à TV Brasil

Previsão é de que TVs de seis cidades estejam interligadas até o final de julho


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) já selecionou os fornecedores de enlaces para conexão das primeiras seis cidades a participarem do projeto Rede de Intercâmbio de TV Pública (RITVp), financiado pela TV Brasil. O projeto, que visa à transferência de conteúdos audiovisuais, vai interligar as TVs educativas do Rio de Janeiro, São Paulo, São Luís, Brasília, Salvador e Belém aos pontos de presença (PoPs) da RNP. Os equipamentos servidores para suporte ao projeto também já foram comprados.

Nos dias 21 e 22, os técnicos das seis TVs que participam da RITVp serão treinados na unidade da Escola Superior de Redes da Paraíba. Eles vão aprender a usar a aplicação de intercâmbio de conteúdo audiovisual e conhecer os detalhes da primeira fase do projeto.

A Telefônica foi selecionada para fornecer o link (conexão) em São Paulo. Para Rio, Brasília, Salvador, São Luís e Belém, a Oi fará a ligação das emissoras da TV Brasil e as educativas com a RNP. Neste momento, as operadoras estão fazendo pesquisa de campo para a instalação dos links. A previsão é de que a conexão seja concluída nas seis cidades até o final de julho e que a transferência de conteúdo seja possível a partir de 8 de agosto.

O projeto RITVp partiu da demanda por facilitar a troca e o compartilhamento de conteúdo entre as TVs públicas brasileiras. Surge no âmbito da mudança para a TV Digital, que vem sendo estruturada no país. Tem por objetivo implementar uma base digital disponível à pesquisa de conteúdos para todas as TVs públicas e também universitárias, utilizando a rede Ipê - infra-estrutura de Internet científica e acadêmica brasileira. Neste sentido, o projeto permitiria a troca de conteúdos (vídeos digitais) pelo acesso de suas grades de programação diárias, levando à criação de uma TV única de conteúdo público e universitário. É também objetivo deste projeto oferecer este conteúdo ao público através de canais abertos e/ou fechados (pagos) como forma de disseminar programas de qualidade e de expressivo conteúdo cultural e educativo para a sociedade brasileira.

[RNP, 09.07.2008]

Consulta em noticias