RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP promove melhorias na rede Ipê

Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste foram principais beneficiadas


Durante o primeiro semestre de 2008, o Centro de Engenharia e Operações da RNP (CEO) efetuou uma série de atualizações na rede Ipê. Além dos avanços e ajustes nos pontos de presença (PoPs) e instituições usuárias da rede, o CEO promoveu outras importantes melhorias, como o aumento da capacidade de troca de tráfego com a Internet comercial a partir do PoP-RJ(de 650 Mbps para 1 Gbps), a substituição de switches do PoP-SP (por onde passam importantes conexões) e a melhoria dos peerings com a Embratel nos PoPs SP, DF e RJ.

Instituições conectadas

No final de março, o CEO ativou uma conexão de 155 Mbps do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) ao PoP-RJ, gerando uma maior redundância para o acesso do CPTEC, que já é conectado ao PoP-SP. Em abril, o PoP paulistano recebeu a conexão de 2 Mbps da representação do Ministério da Educação em São Paulo. Dias depois, a Universidade Federal do Vale do São Francisco teve sua conexão com o PoP-PE ampliada de 2 Mbps para 34 Mbps, mesma capacidade do circuito recebido pela Universidade Federal de Sergipe no final de abril. Além desses, seis Cefets do interior tiveram sua conexão com a rede Ipê atualizada de 2 Mbps para 4 Mbps.

Enlaces da rede Ipê

No começo de abril, o CEO colocou em operação o novo circuito STM-1 (155 Mbps) do PoP-MS, cerca de quatro vezes mais veloz que o anterior. Durante os meses de abril e maio, circuitos com esta capacidade foram instalados também em outros cinco pontos: PoP-RN, PoP- PB, PoP-MT, PoP-ES e PoP-MA. Neste mesmo período, os enlaces dos PoPs TO, RO, RR e AC também foram atualizados: o primeiro recebeu um circuito de 34 Mbps (E3) e os demais tiveram suas conexões ampliadas de 4 Mbps para 6 Mbps. Em junho, o PoP-AM teve sua conexão ampliada para 20 Mbps.

[RNP, 03.07.2008]

Consulta em noticias