RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Rio de Janeiro sedia reunião ClaraTec

Encontro foi realizado no final de maio


Entre os dias 24 e 25 de maio, no Rio de Janeiro, foi realizada a reunião ClaraTec. Este encontro é uma oportunidade para os representantes técnicos, grupos de trabalho (GTs), Grupo de Engenharia (NEG) e Centro de Operações (NOC) da RedClara (rede que interconecta redes acadêmicas nacionais da América Latina) discutirem os avanços técnicos e próximas ações.

As reuniões ClaraTec acontecem semestralmente. Esta é a segunda vez que o Rio de Janeiro sedia este evento. Em 2004, a cidade foi o cenário escolhido para a primeira destas reuniões, que também marcou o lançamento da Rede Clara. A RNP teve participação de destaque na programação do evento. O diretor de Inovação da RNP e membro da comissão técnica da Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (Clara), Michael Stanton, fez a abertura do evento. Depois de um breve retrospecto das reuniões anteriores, ele falou sobre o atual status do projeto Alice (América Latina Interconectada com a Europa), encerrado este ano, e os preparativos para o Alice2. No final do primeiro dia do evento, Stanton voltou para fazer uma outra apresentação, que teve como assunto principal as redes híbridas.

Outros representantes da DI também participaram da reunião Claratec. Iara Machado falou sobre um dos atuais grupos de trabalho formados por membros da Clara, o GT Capacitação, coordenado por ela. Já Noemi Rodriguez apresentou a Infra-Estrutura de Autenticação e Autorização, um dos novos serviços experimentais da RNP. Da mesma forma, o também experimental serviço de monitoramento da rede Ipê (Monipê) foi mostrado no evento por seu representante, Augusto Suruagy.

Os serviços da RNP que já passaram da fase experimental e hoje fazem parte do portfólio oferecido às instituições usuárias da organização também não foram esquecidos. Paulo Aguiar, do Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, falou sobre a plataforma VoIP desenvolvida por um grupo de trabalho da RNP (GT-RNP) coordenado por ele (GT-VoiP), e que gerou o fone@RNP. Analogamente, Regina de Melo, do Laboratório de Vídeo da Universidade de São Paulo, apresentou a plataforma de vídeo desenvolvida pelos GTs de Gerência de Vídeo por ela coordenados.

O Centro de Engenharia e Operações da RNP marcou sua participação no ClaraTec em duas apresentações. A primeira, feita por Alex Moura, apresentou o setor, suas principais atividades e alguns números da área. Logo em seguida, apresentou-se Eriko Porto, que além de pertencer ao CEO, também é membro do NEG da RedClara. Porto apresentou um breve relatório de atividades do NEG, mostrando as principais conexões da RedClara com redes acadêmicas internacionais e o panorama atual de conexões das redes de ensino e pesquisa da América Latina.

A iniciativa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep) também foi apresentada durante o evento. Ney Castro, da RNP, fez uma palestra sobre os pontos mais importantes na implantação das redes ópticas metropolitanas. Setores conhecidos da RNP, como o de Tecnologia da Informação (STI -- representado por Jean Faustino), e o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS -- representado por Liliana Solha) também se apresentaram, mostrando as principais atividades de seus respectivos setores.

A reunião ClaraTec contou ainda com palestras de pesquisadores de renome e representantes de outras redes de ensino e pesquisa, como Sandra Jaque, da Reuna (Chile) e Artur Serra, do I2CAT, entre outros. Para ver o programa completo da reunião ClaraTec, acesse http://indico.rnp.br/conferenceOtherViews.py?view=clara&confId=41.

[RNP, 17.06.2008]

Consulta em noticias