RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP participa de seminário sobre as Ifes

Evento foi sediado em Minas Gerais


No dia 28 de maio, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi realizado o Seminário Constituição RedeIfes. O evento deu prosseguimento à criação da RedeIfes, uma iniciativa que tem como objetivo integrar as rádios e TVs das instituições federais de ensino superior (Ifes), potencializando a produção e divulgação de conteúdo acadêmico, o desenvolvimento da tecnologia para a área e a integração com a TV Pública. Durante o evento, que foi transmitido pela Internet através do site da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), foram discutidos temas como: a legislação para rádios e TVs; as potencialidades tecnológicas do presente e do futuro; a realidade, os parceiros, a organização e funcionamento e os potenciais da RedeIfes.

O diretor geral da RNP, Nelson Simões, esteve presente ao Seminário. Juntamente com representantes do Cefet-RJ e da UFPR, ele participou da mesa A Tecnologia do Presente e do Futuro. Além de Simões, o gerente de Comunicação e Marketing da RNP, Marcus Vinicius Mannarino, também esteve no evento, participando da mesa A RedeIfes e os Parceiros. Entre outras presenças de destaque no seminário podemos citar ainda: o diretor de Outorga de Serviço de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Carlos Alberto Freire Resende, e a assessora de Comunicação da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC), Silvana Barletta.

Segundo Mannarino, a parceria na construção da RedeIfes é uma oportunidade de grande interesse para a RNP. O gerente de Comunicação da RNP considera este um importante passo para promover o uso da rede em áreas não ligadas às das ciências exatas. “Para apoiar os planos dos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, vamos unir recursos e competências para incrementar o uso de aplicações em rede pela comunidade de TVs universitárias federais, incluindo intercâmbio de programação com TVs públicas. Um novo cenário está em construção, o qual permitirá a otimização da produção e uma circulação mais ampla da programação das TVs universitárias brasileiras”.

[RNP, 03.06.2008]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária é lançada na UnB

Projeto aponta para realização de um antigo sonho de integração

[RNP, 14.12.2006]