RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Catálogo de fraudes da RNP recebe mais de 300 notificações

Serviço contou com farta colaboração na primeira semana de funcionamento


O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa lançou, em 31 de março, um catálogo de fraudes em sua página Web (http://www.rnp.br/cais/fraudes.php). Na primeira semana de funcionamento do serviço, foram feitas 310 notificações pela comunidade usuária, que resultaram na inclusão de 38 novas fraudes na página.

O objetivo principal da criação da página é contribuir com a segurança na Internet, por meio da informação aos usuários, evitando assim o roubo de suas informações pessoais, como senhas de bancos. Desde o início de 2003, o CAIS tem acompanhado as atividades relacionadas a golpes por e-mail no Brasil. Segundo técnicos do Centro, a nova página vem atender uma demanda constante de universidades, empresas e usuários domésticos, que têm enviado, durante esse período, relatos sobre mensagens fraudulentas que recebem.

As fraudes mais freqüentes estarão listadas no catálogo on-line. Futuramente, serão incluídas dicas para que o público em geral identifique mensagens falsas com facilidade. Além dos alertas publicados na página, as fraudes serão enviadas para as empresas produtoras de antivírus. Provedores de acesso à Internet também serão contactados para retirarem links falsos do ar.

As fraudes costumam ter relação direta com os acontecimentos do momento. Em 2007, os técnicos do CAIS receberam, em média, 80 arquivos maliciosos por dia. Um dos exemplos mais conhecidos nesse ano foi a mensagem que indicava um link para o vídeo do recém-acontecido acidente com um avião da TAM, distribuída em julho. Atualmente, circula na rede um e-mail com link para fotos sensuais das participantes do programa Big Brother Brasil. Também têm sido enviadas mensagens falsas atribuídas à Receita Federal e aos Correios.

O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP trata, há uma década, incidentes de segurança ocorridos na rede nacional acadêmica e científica - rede Ipê -, que conecta cerca de 400 instituições de ensino e pesquisa e mais de um milhão de usuários. Entre os planos do CAIS estão uma maior promoção da cultura de segurança entre os usuários domésticos de computadores e uma maior aproximação destes com os vários grupos de segurança (CSIRTs) existentes.

[RNP, 08.04.2008]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Catálogo de fraudes

Aqui você encontra as mensagens falsas mais difundidas na Internet