RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP conecta o CPTEC a 155 Mbps

Nova conexão complementa ligação do Inpe à rede Ipê


Na tarde da última terça-feira (25/03), o Centro de Engenharia e Operações da RNP (CEO) efetivou a conexão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) ao ponto de presença da RNP no Estado do Rio de Janeiro (PoP-RJ).

O enlace de 155 Mbps funcionará complementando outra conexão de igual velocidade existente entre o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão ao qual o CPTEC pertence, e o PoP-SP. Com o novo enlace, haverá maior redundância no acesso desta instituição.

Na área de meteorologia, a troca constante de informações entre observatórios meteorológicos é essencial para a qualidade do trabalho realizado. Como o volume de dados gerados pelos observatórios é muito grande (da ordem dos terabytes), é importante que a estrutura para processamento e envio desses dados seja adequada.

No ano passado, o CPTEC inaugurou o maior cluster (conjunto de computadores) de uma instituição pública do Brasil. A capacidade de acesso, em alta velocidade, aos dados desta supermáquina, classificada entre as 500 maiores do mundo, foi viabilizada pela RNP, único provedor de Internet do Inpe.

[RNP, 28.03.2008]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP viabiliza acesso a dados do “supercomputador” do Inpe

Cluster realizará 4,5 trilhões de cálculos por segundo

[RNP, 30.07.2007]