RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Ibict lança serviço de digitalização de periódicos científicos

A iniciativa conta com o apoio da RNP e da Finep


Na próxima quinta-feira, 27 de março, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)/MCT lança o serviço Inseer, para apoiar organizações públicas e privadas que não possuem aparato tecnológico para a digitalização de seus periódicos. A iniciativa, que permite a geração, consolidação e armazenamento online de revistas científicas, é viabilizada pela conexão de alta velocidade de 100 Mbps do Ibict à rede Ipê, Internet acadêmica mantida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O Inseer também tem o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e busca estimular o desenvolvimento e a manutenção de revistas científicas de acesso livre na Internet. Mesmo antes de oficializar o serviço, o Ibict coordenou uma ação que permitiu a criação de versões digitais de mais de 300 revistas nacionais.

Segundo Hélio Kuramoto, coordenador geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do Ibict, com o novo serviço, o Instituto passa a oferecer à comunidade editorial científica um ambiente de alta visibilidade, dotado de ferramentas que facilitarão a gestão e a manutenção, pelos editores, de revistas científicas hospedadas nesse espaço.

As instituições interessadas em criar e hospedar uma revista eletrônica na Incubadora de Revistas do Inseer devem encaminhar um projeto editorial ao Ibict, que será avaliado pelo seu conselho científico.

A migração das revistas acadêmicas para a base digital pode ser feita por meio de um software em código livre, desenvolvido pela Universidade British Columbia e customizado pelo Ibict para o Brasil. A distribuição do software e o treinamento para sua implantação e gerenciamento são feitos gratuitamente pelo Instituto. Os treinamentos ocorrem por um ano e podem ser agendados por meio do portal do Ibict (http://www.ibict.br).

Arquivos abertos

A criação do Inseer é mais uma das ações lideradas pelo Ibict, que busca inserir o Brasil no movimento mundial de democratização do acesso livre à informação. Os open archives (arquivos abertos) e os Repositórios Digitais de Acesso Aberto têm sido adotados em todo o mundo, num movimento crescente de adeptos.

RNP e Ibict: parcerias

O Ibict é parceiro da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em projetos como a Biblioteca Digital de Brasília. Sob a coordenação do primeiro, conteúdos digitais serão disponibilizados e integrados, por meio de uma interface única de acesso. Essa interface permitirá o acesso aos acervos digitais já existentes no país, como Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, Scielo, Bibliodata, acervos das bibliotecas universitárias, plataformas Lattes e de base tecnológica.

Além disso, a RNP tem apoiado o Ibict na transmissão de eventos, com uso de ferramentas como a videoconferência. Um deles foi a conferência "Acesso Livre à Informação Científica", realizada em 2005, com a participação simultânea de convidados em Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Florianópolis.

O instituto também abriga a unidade da Escola Superior de Redes RNP em Brasília e o ponto de presença da RNP no Distrito Federal.

[RNP, 26.03.2008]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Brasília terá primeira biblioteca nacional digital

Iniciativa é fruto da parceria entre RNP, Ibict e governo do DF

[RNP, 07.02.2007]

RNP transmite conferência sobre acesso livre à informação científica

Evento do Ibict reuniu convidados em seis estados por videoconferência

[RNP, 22.09.2005]

Rede-Conhecimento dará novo impulso à pesquisa brasileira

Projeto do MCT prevê ação integrada para comunicação, computação e conteúdo

[RNP, 17.05.2005]