RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Ceará lança Plano Estadual de Educação Profissional e Tecnológica

Convênio entre RNP e Coelce é assinado


No dia 14 de março, foi lançado no Ceará o Plano Estadual de Educação Profissional e Tecnológica e empossados os membros do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. A cerimônia de posse dos novos conselheiros foi realizada no Palácio Iracema, em Fortaleza, e contou com a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e do governador do estado, Cid Ferreira Gomes.

Na ocasião, foi assinado convênio de cooperação entre a Companhia Energética do Ceará (Coelce), a Secretaria de Planejamento do Governo do Estado (Seplag), a Empresa de Tecnologia de Informação do Estado do Ceará (Etice) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com a presença do coordenador nacional do projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep) da RNP, José Luiz Ribeiro. O acordo possibilitará o uso da infra-estrutura da Coelce para passagem das fibras ópticas da Rede Metropolitana de Fortaleza (GigaFor), que faz parte da iniciativa Redecomep e será inaugurada no próximo mês. A Etice será responsável pela manutenção de toda a infra-estrutura da GigaFor.

Durante o evento, o ministro Sergio Rezende destacou o quarto eixo do Plano de Ação 2007-2010, chamado de PAC da Ciência e Tecnologia. De acordo com o ministro, no plano estadual, as ações de apoio do MCT são voltadas para as áreas de inclusão social e digital (educação) e contam com o apoio tecnológico da RNP.

Sobre a Redecomep

A Redecomep é uma iniciativa do MCT, financiada pela Finep e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Tem como objetivo implantar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do País, baseadas no uso de infra-estrutura óptica própria, para interligar instituições de pesquisa e ensino superior. O modelo de gestão visa à auto-sustentação da operação e manutenção das redes por meio da formação de parcerias com empresas que possuem infra-estrutura física, bem como com governos nos âmbitos municipal, estadual e federal.

Em maio de 2007, a Rede Metropolitana de Belém (MetroBel) abriu o ciclo de inaugurações da iniciativa Redecomep, seguida pela Metrovix (Vitória), Metromao (Manaus), Florianópolis (Remep) e a Redecomep-Brasília. Além de Fortaleza, até o fim de abril, estão previstas as inaugurações das redes de Natal (Giganatal) e São Paulo (Metrosampa).

[RNP, 19.03.2008]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Videoconferência conecta instituições durante inauguração da Redecomep-DF

Infra-estrutura de fibras ópticas possibilitará a troca de informações entre os principais centros de ensino e pesquisa do país

[RNP, 19.12.2007]

Inaugurada rede metropolitana de Florianópolis

Saúde será uma das áreas beneficiadas

[RNP, 26.10.2007]


Outras referências:

Redecomep

Site da iniciativa de Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa