RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Escola Superior de Redes de Porto Alegre será inaugurada dia 18

Cursos práticos preparam profissionais de TI para o mercado


No dia 18 de março, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) inaugura a Escola Superior de Redes de Porto Alegre (ESR-POA), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com sua Fundação de Apoio, a FAURGS. O reitor da Universidade, José Carlos Ferraz Hennemann, o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, o diretor-presidente da FAURGS, Nilton Rodrigues Paim, além de representantes dos ministérios da Ciência e Tecnologia, estarão presentes ao evento.

A Escola Superior de Redes da RNP privilegia um ensino prático. Os laboratórios são montados com ferramentas que reproduzem o ambiente de trabalho. As atividades propostas também espelham o dia-a-dia do profissional de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Na unidade de Porto Alegre, as aulas nas áreas de Administração e projeto de redes, segurança e mídias de suporte à colaboração digital serão ministradas em laboratório com capacidade para 24 alunos. Cada um terá o seu próprio computador. A coordenação acadêmica do curso estará a cargo da profª Liane Tarouco, doutora em redes de computadores.

O curso inaugural - Tratamento de incidentes de segurança – será realizado de 31 de março a 4 de abril. A turma conhecerá as fases do tratamento de incidentes de segurança, com simulações de casos, e também aprenderá como formar um grupo de atendimento a incidentes de segurança.

A unidade da Escola Superior de Redes em Porto Alegre está localizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Centro de Processamento de Dados - Rua Ramiro Barcelos, 2574 - Portão K - Campus Saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3308-5181 ou no endereço http://www.esr.rnp.br/local/rs-poa

A ESR

Há mais de 10 anos gerenciando a Internet acadêmica no Brasil, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa criou a Escola Superior de Redes, com o objetivo de disseminar o conhecimento em tecnologias da informação e comunicação. O princípio que orienta a ESR é o da aprendizagem como construção do conhecimento por meio da resolução de problemas típicos da realidade do profissional.

A primeira unidade da ESR foi criada em Brasília, em outubro de 2005, com apoio dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, que reconhecem a necessidade de formação de recursos humanos em TIC no país. Em março de 2006, as unidades do Rio de Janeiro e de João Pessoa foram inauguradas. A ESR de Porto Alegre, que funcionará nas dependências da UFRGS, vem se juntar a essas três. Há previsão de abertura de outras unidades no Brasil ao longo dos próximos anos.

A ESR capacita profissionais do governo federal, de empresas privadas e público em geral. Mais informações sobre a programação de cursos nas quatro unidades da ESR são encontradas em http://www.esr.rnp.br/cursos/agenda/.

[RNP, 11.03.2008]

Consulta em noticias

 


Outras referências:

Escola Superior de Redes RNP

Website da ESR