RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Barbacena (MG) terá acesso à internet sem fio em escolas e postos de saúde

Iniciativa faz parte do projeto Cidades Digitais


A cidade mineira de Barbacena terá acesso sem fio à internet em todas as suas escolas e postos de saúde. No dia 14 de dezembro, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a empresa Damovo fecharam acordo para a implantação do projeto de infra-estrutura chamado “Cidades Digitais”.

De modo semelhante ao que está sendo implementado em Tiradentes (MG), o projeto Barbacena Digital, que conta com o suporte técnico e administrativo da RNP, é resultado de uma parceria entre o Ministério das Comunicações e a UFOP. O objetivo é permitir que a região e os setores hoje excluídos tenham acesso à informação e ao conhecimento que a Internet propicia, a partir da construção de uma infra-estrutura para rede de computadores adequada à realidade do município e do país.

Este projeto deverá gerar um modelo que permita a sua replicação em cidades brasileiras com características semelhantes, levando-se em conta as novas e mais adequadas tecnologias disponíveis para cada caso.

No total, 54 pontos em Barbacena terão acesso gratuito a pacotes de voz, vídeo e dados, através de uma rede interconectada por rádios e roteadores sem fio. A conclusão da implantação do projeto Barbacena Digital está prevista para fevereiro de 2008.

[RNP, 27.12.2007]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP participará de projeto de rede Wi-Max em Pernambuco

Termo de Cooperação com o Ministério das Comunicações foi assinado hoje

[RNP, 10.10.2007]


Outras referências:

Ministério das Comunicações