RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Grupo de segurança da rede acadêmica completa dez anos

RNP comemora com palestras no Dia Internacional de Segurança em Informática


Os 10 anos de atuação pioneira do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (CAIS/RNP) serão comemorados durante o Dia Internacional de Segurança em Informática (Disi), em 30 de novembro. Em evento realizado no Rio de Janeiro (com transmissão pela Internet), a gerente do CAIS, Liliana Solha, contará como foi a evolução deste trabalho, que soma exatos 232.172 incidentes de segurança tratados até hoje na rede nacional acadêmica e científica (rede Ipê).

Além do balanço do CAIS, os usuários de computadores irão assistir a palestras sobre golpes de phishing (fraude eletrônica, para adquirir informações particulares, como números de cartão de crédito), proteção da criança na Internet e segurança de sistemas contra spams e vírus, entre outras. A importância de parceria entre usuários finais e grupos de segurança institucionais será o tema central do Disi.

O CAIS em números

  • 232.172 incidentes tratados de 1997 a 2007;
  • 28.330 incidentes tratados em 2007 (até setembro), menos da metade dos incidentes tratados em 2006 (70.815) e em 2005 (61.323). Nota: a queda é reflexo direto das ações pró-ativas do CAIS para identificar e erradicar máquinas infectadas e da maior conscientização das instituições em preservar a operação e a integridade de suas redes;
  • 164 milhões de sincronizações de relógios de computadores, por mês, através do servidor Network Time Protocol (NTP), mantido pelo CAIS;
  • 3.571 inscritos na lista RNP-Alerta, para receber as principais notificações de segurança em redes e sistemas;
  • 118 palestras e cursos ministrados nos últimos dez anos.

Mais informações sobre o Disi: http://www.rnp.br/eventos/disi/2007/

Sobre o CAIS

O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP atua na detecção, solução e prevenção de incidentes de segurança nas redes acadêmica e científica brasileiras, além de elaborar, promover e disseminar práticas de segurança em redes.

O CAIS é filiado aos principais grupos internacionais envolvidos com segurança na Internet: ao Forum of Incident Response and Security Teams (First), desde 2001, e ao Anti-Phishing Working Group (APWG), desde 2005. O First é um grupo que conta com a participação de cerca de 170 equipes de segurança de mais de 30 países. Em 2002, Liliana Solha, gerente do CAIS, foi eleita para o comitê gestor do First, sendo a primeira representante da América Latina na diretoria da instituição. O APWG é um grupo de trabalho que estuda e combate fraudes e roubo de identidades na Internet.

Leia mais sobre o Cais: http://www.rnp.br/cais/


Serviço


[RNP, 22.11.2007]

Consulta em noticias

 


Veja também:

DISI 2007

Participe do Dia Internacional de Segurança em Informática

Segurança em redes

Visite a página do CAIS