RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Campanha de Coleta Seletiva é lançada em unidade da RNP

Em um primeiro momento, papéis serão doados


No dia 9 de novembro, a unidade da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa do Rio de Janeiro (RNP-RJ) lançou, oficialmente, a campanha Coleta Seletiva Solidária. O evento contou com a presença do diretor-geral da RNP, Nelson Simões, de diretores, gerentes e colaboradores da organização. A coordenadora da Comissão de Coleta Seletiva e gerente de Administração da RNP, Wilma Silva, assinou, no dia anterior, um termo de compromisso com a cooperativa Recooperar, que atende aos padrões recomendados pelo Decreto nº 5.940, da Presidência da República.

reunião da campanha Coleta Seletiva, na RNP-RJ

Depois de ter encontrado uma cooperativa com colaboradores com dedicação exclusiva a esse trabalho, condição estabelecida no Decreto, o desafio da RNP agora é juntar 200 kg de material reciclável, em especial, papel, quantidade mínima para o recolhimento pela Recooperar. Uma parceria com outras instituições pretende dar conta da questão. O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), todas localizadas em Botafogo, e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), situado no Centro, aderiram à iniciativa e vão juntar esforços no recolhimento e armazenagem do material.

Segundo o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, a campanha terá impacto no trabalho e renda dos que trabalham na coleta. “A chamada do governo para as instituições apoiarem a coleta seletiva vai fazer com que as cooperativas e famílias que vivem da atividade se organizem melhor”, diz.

Cada 40 kg de papel reciclado significa menos uma árvore derrubada

No evento de lançamento, Wilma Silva, explicou os impactos positivos que o uso mais racional do papel e a reciclagem produzem no meio ambiente e na área social. Entre eles a economia de recursos naturais - cada 40kg de papel reciclado significa menos uma árvore derrubada -, a geração de emprego e renda entre os catadores e suas famílias e a promoção da cidadania. Ainda foi exibida uma animação cedida pela ONG Recicloteca sobre a importância da mobilização de comunidades na coleta e reciclagem. Celia Maciel, da área de Finanças da RNP, aprovou a iniciativa: “Ter consciência ambiental e social é fundamental para a sociedade. Não devemos descartar nenhum tipo de material, pois sempre há uma utilidade.”

Em julho, a unidade da RNP em Brasília tornou-se parceira do Ibict na Coleta Solidária, por se situarem no mesmo prédio, e tem juntado uma média de 35kg de papel por mês. Já a unidade da organização em Campinas vai assinar, ainda em novembro, o termo de compromisso com a cooperativa Aliança, situada no município de Sumaré. A armazenagem será feita em conjunto com a Embrapa, instituição-abrigo da RNP e localizada no campus da Unicamp.

O que é coleta seletiva?

É a coleta diferenciada de materiais passíveis de reciclagem, como papéis, plásticos, vidros e metais, entre outros. Distingüe-se da coleta regular, que encaminha os materiais para lixões ou aterros. A coleta seletiva é uma das etapas para que seja possível a reciclagem dos materiais.

Atitudes simples fazem toda a diferença

Reduzir o uso de papéis, fazendo revisão de textos na tela do computador, antes de imprimi-los, copiar e imprimir no formato “frente e verso” e reaproveitar papéis como blocos e rascunhos são algumas dicas de uso racional de papel.

[RNP, 12.11.2007]

Consulta em noticias