RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP usa conexões com redes internacionais para mesa redonda virtual entre Brasil e Espanha

Pela 1ª vez, RNP usará tecnologia MPLS de forma coordenada com redes Clara, Géant, Iris e I2CAT


Começou ontem, em Barcelona, o ArtFutura, principal evento de cultura e criatividade digital da Espanha. Na programação de hoje (o evento vai até domingo, dia 28) está prevista a mesa redonda “La Proxima Red: Imaginando La Internet 3.0”. Ronaldo Lemos e José Marcelo Zacchi, fundadores do site Overmundo, participarão desta atividade à distância. O Overmundo recebeu recentemente um Golden Nica, prêmio considerado o Oscar da Internet, concedido durante do Prix Ars Electrónica, uma competição internacional de Arte-cibernética.

Foi necessário um trabalho delicado de redes para que Lemos e Zacchi possam, estando em uma sala do Laboratório Telemídia (localizado na Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro –PUC-Rio), participar da mesa redonda em questão – que estará baseada em Barcelona–, e dialogar com os espanhóis Enrique Dans, Juan Freire, Hugo Zaragoza (do Yahoo Research) e Artur Serra (do I2CAT). Em razão do tamanho da sala, a presença nesta transmissão estará restrita a convidados. O fundamental é garantir que, para os espectadores em Barcelona, a recepção da videoconferência transmitida do Brasil – que será realizada usando DVTS (Digital Video Transport System) – seja a melhor possível. Para isso, os engenheiros da RNP, Rede Clara, Géant, Rede Iris e I2CAT levaram dias trabalhando para o estabelecimento da VPN MPLS. Os extremos do circuito da rede configurada estarão situados no ponto de acesso da rede Giga da PUC-Rio e, na Catalunha (comunidade autônoma espanhola cuja capital é Barcelona), no I2CAT, instituição que objetiva incentivar a pesquisa e a inovação das tecnologias de Internet avançada na Catalunha.

Uma VPN, ou Rede Privada Virtual (em inglês Virtual Private Network), é uma tecnologia de rede que permite uma extensão da rede local sobre uma rede pública ou não controlada, como, por exemplo, as diversas redes internacionais envolvidas neste evento. Isto possibilita a troca de dados (ou pacotes de informação) de forma direta entre as instituições conectadas, e assegura a transparência necessária com qualidade de serviço.

Para implementar a VPN, os backbones da rede Clara e da Géant são reconfigurados para operar em modo multiprotocolo interdomínios, o que permite aos equipamentos das diferentes redes trocar sinalização para estabelecer os túneis que irão encapsular (e, portanto, proteger) os dados que serão transferidos através da conexão transatlântica, neste caso, áudio e vídeo. Concluída esta etapa, é estabelecida a VPN, ou rede privada virtual. Assim, entre a RNP e a Rede Iris (interconectadas por meio da Rede Clara – entre São Paulo e Madrid – e da rede pan-européia, Géant2, que conecta à Rede Iris) é estabelecida uma conexão que permitirá realizar uma videoconferência de alta definição – com uma taxa de transferência de 30Mbps – para que Lemos e Zucchi participem efetivamente da citada mesa redonda em Barcelona. Todo esse processo é realizado transportando o protocolo de nível 2 fim a fim. Ou seja, os pacotes gerados nas redes locais das instituições são enviados de um lado a outro (do Brasil para a Espanha e vice-versa) exatamente como são gerados, e de forma totalmente transparente. É como se os dados estivessem na mesma rede local, daí o uso da terminologia MPLS L2 – VPN: rede privada virtual de nível 2, estabelecida com o uso da tecnologia MPLS.

A inauguração do serviço MPLS VPN por parte dos engenheiros das redes envolvidas não só é uma grande contribuição para o ArtFutura, como também é um marco nos três anos de vida da Rede Clara, que pela primeira vez utiliza esse serviço, através do Atlântico, no enlace que conecta a Rede Clara à Europa.

O tempo dessa conexão direta entre Brasil e Espanha não se limitará à duração da mesa redonda (que está marcada para começar às 14h – horário de Brasília). Ele se estenderá às duas atividades seguintes: as apresentações de Steven Johnson, analista de cultura digital (EUA), e de Dan Huebner, diretor da comunidade Second Life (EUA). Essas duas palestras chegarão ao Brasil através do fluxo de vídeo de alta qualidade que possibilitará a MPLS VPN.

No sábado, dia 27, às 16:30h, a mesma conexão Rio-Barcelona será usada para a apresentação do DJ brasileiro Sany Pitbull e para a exibição do documentário Favela on Blast, sobre o funk carioca. Os produtores do documentário, Leandro HBL (que também é diretor da parte artística das transmissões de sexta e sábado) e Dj Diplo, também estarão presentes, comentando o filme. Para essa transmissão, a RNP usará o mesmo circuito transatlântico, aplicando transferência de MPEG-2 em alta definição e o software Videolan, tudo a uma taxa de transferência de 30Mbps.

[RNP, 26.10.2007]

Consulta em noticias