RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Aprovados grupos de trabalho de inovação para o período 2007-2008

GTs Automatização de Diagnóstico e Recuperação de Falhas, Infra-Estrutura para Ensino a Distância e Virtual Community Grid passam para a segunda fase


Na última sexta-feira (19 de outubro), a Diretoria Executiva da RNP aprovou os novos Grupos de Trabalho (GTs) para o período 2007-2008. Entre os GTs selecionados foram escolhidos sete grupos, quatro para a primeira fase e três para a segunda. Na primeira fase os grupos criam e demonstram o protótipo de um novo serviço de rede. Na segunda fase, o protótipo deve ser desenvolvido visando à implantação de um serviço-piloto na rede acadêmica.

Entre as 23 propostas recebidas para novos grupos de trabalho, quatro foram escolhidas. Elas serão os GTs de primeira fase do período 2007-2008:

  • GT EDAD (Educação a Distância) – coordenado por Edmundo de Souza e Silva (UFRJ)
  • GT Travel (Transporte em Alta Velocidade) – coordenado por José Ferreira de Rezende (UFRJ)
  • GT MV (Sistema para Construção e Manutenção de Museus Virtuais 3D e 2D) – coordenado por Luiz Marcos Garcia Gonçalves (UFRN)
  • GT Overlay (Redes de Serviços Sobrepostos) – coordenado por Regina Melo Silveira (LARC-USP)

Todos os GTs de primeira fase do período 2006-2007 foram selecionados para continuar no período 2007-2008. Eles serão os GTs de segunda fase:

  • GT ADReF (Automatização de Diagnóstico e Recuperação de Falhas) – coordenado por Ronaldo Salles (IME)
  • GT IEAD (Infra-Estrutura para Ensino a Distância) – coordenado por Valter Roesler (UFRGS)
  • GT VCG (Virtual Community Grid) – coordenado por Bruno Schulze (LNCC)

A RNP lançou o programa Grupos de Trabalho em 2002 com o objetivo de viabilizar projetos que demonstrem a viabilidade de uso de novos protocolos, serviços e aplicações de redes de computadores. Ao longo desses anos, alguns dos GTs se transformaram em serviços oferecidos pela RNP, como, por exemplo, o fone@RNP.

[RNP, 22.10.2007]

Consulta em noticias