RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP e Internet2 formalizam colaboração em telessaúde e telemedicina

Acordo foi assinado hoje em San Diego


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a University Corporation for Advanced Internet Development (Ucaid) assinaram hoje um acordo para ampliar as colaborações mútuas nas áreas de telessaúde e telemedicina. As duas organizações são responsáveis, respectivamente, pelas redes acadêmicas brasileira (Ipê) e norte-americana (Internet2). O acordo foi assinado durante o encerramento da Reunião Anual de Outono da Internet2, realizada em San Diego, Califórnia.

O objetivo do documento, também chamado de Memorandum of Understanding (MoU), é fornecer as bases para que as organizações possam liderar o desenvolvimento de novas tecnologias e aplicações em telessaúde e telemedicina. Assim, espera-se acelerar a adoção dessas tecnologias tanto no Brasil quanto nos EUA, além de incentivar a integração das redes avançadas nos projetos dessas áreas.

José Luiz Ribeiro Filho, coordenador nacional de projetos RNP, e Doug Van Houweling, presidente da UCAID.

Segundo Michael McGill, diretor da iniciativa de ciências da saúde da Internet2, há muito tempo a comunidade acadêmica global observa o potencial das novas tecnologias de rede para melhorar o atendimento de saúde em âmbito mundial. “Esperamos que nosso trabalho conjunto com a RNP proporcione novos avanços e colaborações neste campo tão importante e também sirva como modelo para nossos colegas em todo o mundo”, diz McGill.

A RNP é responsável pela coordenação da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue). O objetivo da Rute é implantar uma infra-estrutura física para serviços e aplicações em redes de alta velocidade visando a integrar projetos de telemedicina existentes e em desenvolvimento nos hospitais universitários do Brasil. Esses projetos incluem aplicações em vídeo-conferência e conferência web, que servem tanto para cursos e debates quanto para consultas e diagnósticos a distância.

Segundo Luiz Ary Messina, coordenador nacional da Rute, as ações e pesquisas na área de telessaúde e telemedicina recebem apoio de cinco ministérios brasileiros (Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, Comunicação e Defesa), além do apoio do Conselho Federal de Medicina. “As parcerias científicas entre instituições e universidades de saúde norte-americanas e brasileiras foram recentemente identificadas e pesquisadores de ambos os lados estão já trocando novas idéias e projetos de cooperação”, completa ele. Messina fez uma apresentação sobre a Rute nesta segunda-feira (8) durante o encontro da International Task Force, que ocorreu dentro da reunião da Internet2.

RNP e Internet2 assinam parceria em telemedicina e telessaúde.

O MoU assinado nesta quinta-feira se apóia nos longos esforços da Internet2 no âmbito internacional e também no da saúde. Até hoje, o consórcio de rede já estabeleceu mais de 50 parcerias com diversos países e interliga mais de 70 redes internacionais. Além disso, alguns membros da Internet2, como o National Institutes of Health (Instituto Nacional de Saúde), a Healthcare Information and Management Systems Society (Sociedade de Sistemas de Informação e Administração de Saúde), a Charles R. Drew University of Medicine and Science (Universidade Charles R. Drew de Medicina e Ciência), o Howard Hughes Medical Institute (Instituto Médico Howard Hughes), e o Ruth Lilly Health Education Center (Centro Ruth Lilly de Educação em Saúde), em conjunto com outras 140 organizações de saúde e faculdades de medicina, estão trabalhando em parceria no desenvolvimento e aplicação de tecnologias avançadas da Internet para suporte a ações de saúde.

[RNP, 11.10.2007]

Consulta em noticias

 


Outras referências:

Rede Universitária de Telemedicina

Site da Rute