RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

SCI terá cursos de gerência de vídeo, certificado digital e serviços de TI

Treinamento é voltado às suas instituições usuárias e PoPs


Diversos cursos serão oferecidos no 13º Seminário RNP de Capacitação e Inovação (SCI), que ocorrerá entre 22 e 26 de outubro, em Florianópolis, Santa Catarina. Entre eles estão Serviços nacionais de TI, Gerência de distribuição de vídeo digital e Certificação digital e aplicações. Os cursos são práticos e acontecerão em laboratórios com equipamentos especiais, sempre das 8h às 12h, no Centro de Eventos do Hotel Praiatur.

O treinamento em temas inovadores na área de TI é voltado aos técnicos de instituições usuárias e dos pontos de presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) de todo o Brasil.

O curso Serviços nacionais de TI tem a supervisão do coordenador dos serviços na RNP, Jean Carlo Faustino, e do técnico do Serviço de TI da RNP, Felipe Tocchetto. O objetivo é tornar os participantes aptos a agendarem, usarem e darem suporte local aos serviços oferecidos hoje pela RNP, como videoconferência, conferência web, vídeo sob demanda, transmissões de vídeo ao vivo e VoIP.

Os pesquisadores do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da USP, Daniel Uchoa e Samuel Kopp, serão responsáveis pelo curso Gerência de distribuição de vídeo digital. Eles vão capacitar os alunos a implantarem e usarem o sistema de gerência de distribuição de vídeo digital desenvolvido pelo Grupo de Trabalho da RNP em Gerência de Vídeo (GT-GV). Através do sistema, é possível disponibilizar acervos de vídeos e mesmo realizar transmissões de eventos ao vivo. Ainda será apresentada a plataforma desenvolvida pelo GT-GV, indicando-se como a mesma pode ser implantada pelas instituições interessadas.

Entre os temas abordados no curso Certificação digital e aplicações estão criptografia e assinatura digital de documentos eletrônicos. A  ICP-Brasil e uma visão geral de suas aplicações serão apresentadas. Na prática, os participantes aprenderão, entre outros, a obter e usar certificações digitais de correio eletrônico, que são usadas para assinar mensagens de e-mail e, opcionalmente, torná-las sigilosas. O curso será dado por pesquisadores da UFSC, coordenados pelo professor Ricardo Custódio, um dos responsáveis pela implantação da Rede Catarinense de Ciência e Tecnologia.

Os três cursos são bastante úteis para os técnicos nas instituições usuárias e nos PoPs da rede Ipê, uma vez que ajudam na compreensão do funcionamento dos serviços disponíveis ou em produção na rede acadêmica

Para se inscrever, é necessário preencher um formulário no endereço http://www.rnp.br/capacitacao/sci/2007/inscricao.php, até o dia 17/10.

[RNP, 27.09.2007]

Consulta em noticias