RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Ministérios se unem em prol da saúde

Projetos de telemedicina são debatidos em seminário


Na semana passada (1 e 2 de agosto de 2007), setores dos Ministérios da Saúde, da Educação e da Ciência e Tecnologia estiveram reunidos, em Brasília, para discutir projetos comuns da área de saúde. O evento reuniu cerca de 150 pessoas, em grande parte médicos e diretores de hospitais universitários.

Luiz Ary Messina apresenta a Rede Universitária de Telemedicina (Foto: Claudio Reis, Agência UnB)

O seminário "Os Hospitais Universitários e a Integração Educação, Saúde e Ciência e Tecnologia" foi uma iniciativa da Coordenação-Geral de Acompanhamento dos Hospitais Universitários Federais (Sesu/MEC), do Departamento de Gestão em Educação na Saúde (SGTES/MS) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT). Os objetivos eram mostrar o estágio atual de articulação entre os três ministérios e apresentar algumas ações em curso na área de telessaúde, além de discutir indicadores para os hospitais universitários.

Durante o evento, foi lançada a segunda fase da Rede Universitária de Telemedicina, projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue), a Rute tem por objetivo implantar uma infra-estrutura física, serviços e aplicações em redes de alta velocidade, visando a integrar projetos de telemedicina existentes e em desenvolvimento em hospitais universitários no país. Fazem parte desta rede 19 unidades hospitalares em 14 estados. Com a expansão, serão mais 33 hospitais universitários e cinco faculdades da área de saúde, alcançando todos os estados brasileiros.

Ana Estela Haddad fala sobre o Programa Nacional de Telessaúde (Foto: Carlos Cruz, CNPq)

Uma parceria entre a RNP e o Ministério da Saúde (MS) possibilitará o surgimento de núcleos de telessaúde em estados que, de outra forma, não participariam do Projeto-Piloto Nacional de Telessaúde Aplicado à Atenção Básica. O projeto, que faz parte do Programa Nacional de Telessaúde do MS foi apresentado no seminário. O objetivo é desenvolver ações de apoio à qualificação da Atenção Básica através de processos de educação permanente e segunda opinião educacional.

O Ministério da Educação (MEC), por sua vez, aproveitou o seminário para discutir os indicadores do Sistema de Informações dos Hospitais Universitários Federais (Sihuf) e apresentar a Matriz de Alocação de Recursos Orçamentários a ser usada pelos hospitais. Foi lembrado que alguns indicadores podem refletir resultados em telemedicina, servindo também para Rute e para o Programa Nacional de Telessaúde.

Maria Stella de Castro Lobo apresenta o Sihuf (Foto: Claudio Reis, Agência UnB)

O seminário contou com palestras de líderes de projetos nos três ministérios e grupos de trabalho. Participaram da mesa de abertura o Secretário de Educação Superior do MEC, Ronaldo Mota; o Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do MS, Francisco Campos; o Diretor do Departamento de Políticas e Programas Temáticos do MCT, Issac Roitman; o Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Arquimedes Diógenes Ciloni; o Vice-Presidente da Abrahue, José Ricardo Lagreca; o Diretor-Geral da RNP, Nelson Simões; o Diretor do Departamento de Residência Médica do MEC, José Wellington Alves dos Santos; a Diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do MS, Ana Estela Haddad; o Coordenador da Rute, Luiz Ary Messina; o Secretário-Executivo do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, José Ênio Sevilha Duarte; a Coordenadora-Geral de Fomento à Pesquisa em Saúde do MS, Márcia Luz da Motta; e o Diretor do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do MS, Luiz Fernando Rolim Sampaio.


Fotos: Claudio Reis (Agência UnB) e Carlos Cruz (CNPq)

[RNP, 08.08.2007]

Consulta em noticias