RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP viabiliza acesso a dados do “supercomputador” do Inpe

Cluster realizará 4,5 trilhões de cálculos por segundo


O maior cluster – conjunto de computadores – de uma instituição pública de pesquisa do Brasil vai ser inaugurado no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Cachoeira Paulista (SP), em 31 de julho. Essa capacidade de acesso, em alta velocidade, aos dados da supermáquina com 1,1 mil processadores será viabilizada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), único provedor de Internet do Inpe.

O cluster do Inpe, fabricado pela SUN Microsystems, já ocupa o 416º lugar no ranking do site Top-500, que lista os mais rápidos sistemas computacionais do mundo. O desempenho do equipamento é de 4,5 teraflops por segundo, isto é, de 4,5 trilhões de cálculos por segundo, além de possuir 62 terabytes (62 mil gigabytes) de armazenamento em disco. De acordo com a lista do site TOP-500, o supercomputador de melhor desempenho no segmento de pesquisa de tempo e clima possui capacidade de cerca de 20 teraflops por segundo.

A RNP vai atender as necessidades do Inpe de aumento de conectividade, com o início de funcionamento do cluster. No segundo semestre de 2007, o CPTEC contará com uma conexão direta com a RNP de 155 Mbps. Atualmente todo o tráfego Internet do CPTEC passa por uma conexão dedicada entre Cachoeira Paulista e a sede do Inpe, em São José dos Campos (SP), que por sua vez é conectada diretamente à RNP a uma velocidade de 155Mbps. O novo enlace vai aumentar o intercâmbio entre o Inpe e outras instituições afins e a comunidade de usuários no Brasil e no mundo.

O Inpe, maior unidade de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, é instituição usuária da RNP desde 2002. A rede da RNP, conhecida como rede Ipê, interconecta mais de 350 instituições de ensino e pesquisa e atende a um público estimado em mais de um milhão de usuários.

[RNP, 30.07.2007]

Consulta em noticias