RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

MCT, MEC e MS discutem a integração de ações em telessaúde e telemedicina

A expansão da iniciativa Rute será tema do seminário


O governo promove, nos dias 1 e 2 de agosto, em Brasília, o seminário "Os Hospitais Universitários e a Integração Educação, Saúde e Ciência e Tecnologia". O objetivo é discutir a cooperação em ações de telessaúde atualmente em curso nos ministérios das três áreas.

O evento reunirá diretores, superintendentes e servidores dos Hospitais Universitários, diretores e coordenadores de unidades de telemedicina, e coordenadores do Projeto Piloto Nacional de Telessaúde, além de representantes de outras instituições envolvidas com a proposta. Está prevista a participação dos ministros Fernando Haddad, da Educação; José Gomes Temporão, da Saúde; e Sérgio Rezende, da Ciência e Tecnologia.

Durante o seminário, será lançada a iniciativa Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A RUTE, que conta com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e apoio da Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue), será responsável pela implantação de uma infra-estrutura física, serviços e aplicações em redes eletrônicas com o objetivo de integrar iniciativas de telemedicina existentes em hospitais universitários no país. Nesta primeira etapa serão beneficiadas 19 unidades hospitalares em 14 estados. O projeto de implantação dessa infra-estrutura, coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), será expandido, a partir deste ano, para outros 38 hospitais, atingindo todos os estados brasileiros.

O Ministério da Educação apresentará o Sistema de Informações dos Hospitais Universitários Federais (SIHUF) e a Matriz de Alocação de Recursos Orçamentários, visando ao aprimoramento de ambos. O SIHUF foi criado em 1997 para coletar sistematicamente e armazenar os dados dos HUs, com o objetivo de melhor delinear o perfil desses hospitais, identificar seus problemas e buscar alternativas para o desenvolvimento de ações ligadas à pesquisa, ensino e atividade assistencial. Já a matriz, criada em 1999, utiliza os indicadores do SIHUF para distribuir o recurso complementar (Programa Interministerial MEC/MS) para o custeio dos HUs. O objetivo do MEC é modernizar o sistema de coleta e garantir maior consenso no processo da distribuição orçamentária. Para isto, serão discutidas melhorias, baseadas na revisão dos critérios existentes e nas propostas de novos critérios.

O Ministério da Saúde (MS) apresentará o Programa Nacional de Telessaúde, onde está inserido o Projeto Piloto Nacional de Telessaúde Aplicado a Atenção Básica, atualmente em fase de implementação. Um dos objetivos desse projeto é desenvolver ações de apoio à qualificação da Atenção Básica através de processos de educação permanente e segunda opinião educacional. O Projeto Piloto Nacional atenderá a cerca de 900 pontos de conexão, preferencialmente localizados em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Também será abordado o convênio firmado entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Ciência e Tecnologia, através da RNP, para incentivar o surgimento de Núcleos de Telessaúde nos estados não participantes do Projeto Piloto Nacional de Telessaúde. Esta parceria prevê a implantação de 32 novos pontos nesses estados, os quais também farão parte da RUTE. O seminário foi programado para permitir o amplo debate, por meio de oficinas com grupos de trabalho e sessões plenárias.



Local do evento

Edifício PARLAMUNDI (LBV)
SGAS-915 Lotes 75 e 76 Asa Sul
Tel: (61) 3245-1070


Programação

01 de agosto (quarta-feira)
08:30-09:30 Abertura do evento
09:30-10:30 Tema 1: Apresentação do Sihuf
10:30-11:30 Tema 2: Lançamento e apresentação da Rede Universitária de Telemedicina (Rute)
11:30-12:30 Tema 3: Programa Nacional de Telessaúde
14:00-15:00 Apresentação da dinâmica de Grupos de Trabalho
15:00-17:00 Grupos de Trabalho sobre os temas apresentados
17:00-18:00 Relatos dos Grupos e Plenária

02 de agosto (quinta-feira)
08:00-08:30 Avaliação das unidades de telemedicina na Rute
08:30-09:30 Apresentação da Matriz de Alocação de Recursos Orçamentários para os HU’s
09:30-11:00 Grupos de Trabalho sobre os temas apresentados
11:00-11:30 Intervalo
11:30-14:00 Relatos dos Grupos e Plenária
14:00-14:10 Encerramento

[RNP, 26.07.2007]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP expande Rede Universitária de Telemedicina

A iniciativa será ampliada para hospitais universitários em todos os estados do país

[RNP, 25.07.2007]


Outras referências:

Rede Universitária de Telemedicina

Site da Rute