RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP expande Rede Universitária de Telemedicina

A iniciativa será ampliada para hospitais universitários em todos os estados do país


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), mantida pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC), inaugura, em 1º de agosto, a segunda fase da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). A iniciativa, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue), tem por objetivo implantar uma infra-estrutura física, serviços e aplicações em redes de alta velocidade visando a integrar projetos de telemedicina existentes em desenvolvimento em hospitais universitários no país.

A implantação da Rute tem impacto científico, tecnológico, econômico e social para os serviços médicos já existentes. A iniciativa permitirá a adoção de medidas simples e de baixo custo, como a implantação de sistemas de análise de imagens médicas com diagnósticos remotos, que pode contribuir muito para diminuir a carência de especialistas, além de proporcionar treinamento e capacitação de profissionais da área médica sem deslocamento para os centros de referência.

Nesta primeira etapa, já estão sendo beneficiadas 19 unidades hospitalares em 14 estados. O projeto está sendo expandido para outros 33 hospitais universitários e cinco faculdades da área de saúde, alcançando todos os estados brasileiros. Um convênio firmado entre o Ministério da Saúde e a RNP perminitirá também a integração à Rute de 32 núcleos de telessaúde do Projeto Piloto Nacional de Telessaúde, apoiando a qualificação dos profissionais de saúde que fazem atenção básica à população.

A Rute possibilitará, em um primeiro momento, a utilização de aplicativos que demandam mais recursos de rede e o compartilhamento de dados médicos dos hospitais universitários e instituições de ensino e pesquisa participantes da iniciativa. Em um segundo momento, ela poderá levar os serviços desenvolvidos nos hospitais universitários do país a profissionais que se encontram em cidades distantes, por meio do compartilhamento de prontuários eletrônicos, consultas, resultados de exames e segunda opinião. Também será possível, através da conexão da RNP com a Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas), colaborar com instituições na América Latina, na Europa e nos Estados Unidos.

Mas mesmo antes da entrega e instalação de todos os equipamentos, a Rute tem realizado atividades colaborativas entre os membros-participantes. Já foram realizadas sessões de videoconferência entre os membros de Rute e instituições da América Latina, Estados Unidos e Europa. Outro fruto da iniciativa será a assinatura, em outubro, do convênio bilateral entre as redes acadêmicas brasileira (RNP) e norte-americana (Internet2) para a área de saúde. No âmbito da Rute, unidades de telemedicina e telessaúde estão sendo criadas em todas as instituições da iniciativa.

O lançamento da expansão de Rute acontecerá durante o seminário Os Hospitais Universitários e a Integração Educação, Saúde e Ciência e Tecnologia, que será realizado em Brasília nos dias 1 e 2 de agosto de 2007.

Mais informações sobre Rute, acesse http://rute.rnp.br/.

[RNP, 25.07.2007]

Consulta em noticias