RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP amplia peering com a Embratel em Brasília

Tráfego para rede comercial será melhor distribuído


Na última sexta-feira, 6 de julho, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) ampliou sua capacidade de comunicação com a operadora Embratel a partir do ponto de presença de Brasília. O enlace entre a rede nacional acadêmica e a principal rede comercial brasileira passou de 20 para 155 Mbps, igualando-se às duas outras conexões existentes entre as duas redes, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

"Esta mudança permitiu à equipe do Centro de Engenharia e Operações (CEO) da RNP efetuar alterações no tráfego da rede Ipê, possibilitando o escoamento daquele originado em alguns estados através deste ponto e desafogando o peering de São Paulo, que se encontrava saturado", explica Ari Frazão, gerente do CEO. Estão conectados ao ponto de presença da RNP em Brasília (PoP-DF) todos os estados da Região Centro-Oeste – Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul –, mais o Acre, Rondônia, Tocantins, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Sobre troca de tráfego

O serviço de peering, como é conhecida a troca de tráfego entre redes IP (protocolo de Internet, na sigla em inglês), gera maior velocidade e eficiência na comunicação com a Internet global. O peering pode ser feito apenas entre duas redes, como ocorre nesta parceria entre RNP e Embratel, ou entre diversas redes participantes de um ponto de troca de tráfego (PTT). Nos acordos de peering, o fluxo de dados ocorre apenas entre as redes que fazem parte do acordo. Ou seja, os dados originados de clientes de uma rede chegam apenas aos clientes da rede parceira; não são repassados a uma terceira rede. Desta forma, quanto mais acordos de peering houver, mais dinâmico será o fluxo de dados entre redes, reduzindo gargalos em conexões contratadas a grandes operadoras com acesso mundial.

Além da Embratel, a RNP troca tráfego com diversas outras redes, participando de PTTs, tais como o OptIX-LA, da OptiGlobe. A própria RNP mantém um Ponto Federal de Interconexão de Redes (FIX, do inglês Federal Internet Exchange) em Brasília, que conta com a participação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), da Intelig, da Brasil Telecom e da Global Village Telecom (GVT).


Gráfico de estatística de tráfego no peering Embratel/PoP-DF (11.07.2007)

Gráfico diário (amostragem de 5 minutos) do enlace DF-Embratel

[RNP, 11.07.2007]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Troca de tráfego

Mais informações sobre peering


Notícias relacionadas:

RNP e Intelig inauguram segundo enlace em Brasília

Duplica a capacidade de troca de dados entre RNP e Intelig no FIX

[RNP, 29.05.2006]

RNP amplia sua capacidade de tráfego com a Internet global

Enlace com a Rede Rio chega a 1 Gbps

[RNP, 18.04.2006]


Outras referências:

Site do FIX

Mais informações sobre o Ponto Federal de Interconexão de Redes mantido pela RNP