RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Ciência mais próxima da população

Institutos do MCT promovem palestras a distância durante evento da SBPC


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), vinculados ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), em parceria, vão viabilizar a realização, pela Internet, de palestras para alunos de escolas públicas em cinco cidades no país e para os visitantes da ExpoT&C, evento pararelo à 59ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que começa no domingo (8), em Belém (PA). 

O objetivo das palestras é disseminar o conhecimento e serviços de ponta desenvolvidos pelas quatro instituições. Pesquisadores do INT e do LNCC farão palestras transmitidas a partir de seus locais de trabalho no Rio de Janeiro e em Petrópolis (RJ), por meio do serviço de conferência web oferecido pela RNP. Entre os temas abordados estão biocombustíveis, genômica e biodiversidade e tecnologias sociais. Além disso, a ExpoT&C contará com oficinas e exibição de projetos de pesquisa.

Em outra atividade idealizada pela RNP - a VideoconCiência nas Escolas -, pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi vão proferir palestras transmitidas dos seus escritórios, em Belém, para alunos do ensino fundamental de escolas de Porto Alegre (RS), Petrópolis e Rio de Janeiro (RJ), Taguatinga (DF) e São Paulo (SP).  Os temas escolhidos relacionam-se à Amazônia, tema principal da reunião da SBPC. Entre eles estão biodiversidade da Amazônia, pororoca e plantas da Amazônia de interesse econômico.

Nessas duas atividades – palestras da ExpoT&C e VideoconCiência nas Escolas - a platéia poderá interagir com os palestrantes. Isso, graças à tecnologia conhecida como conferência web. Ela foi usada pioneiramente pela RNP em 2004, com a 1ª edição da VideoconCiência nas Escolas, da qual participaram mais de 800 estudantes em cinco cidades.  Desde o início de 2007, a RNP provê este serviço para algumas instituições da rede acadêmica brasileira e aproveita o evento para demonstrar o seu potencial de uso aos demais institutos do MCT e ao público em geral. 

A experiência de atuação conjunta na ExpoT&C já ocorre entre a RNP e o LNCC há três edições da reunião da SBPC, agregando agora o INT e a colaboração do Museu Paraense Emílio Goeldi, o que traz ao projeto ampla interatividade e maior espaço na divulgação da ciência e tecnologia.  

A programação está disponível em http://www.rnp.br/eventos/sbpc2007.html

Mais informações sobre a reunião da SBPC são encontradas em http://www.sbpcnet.org.br/eventos/59ra/

[RNP, 05.07.2007]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP e LNCC promovem palestras a distância durante 58ª SBPC

Público presente em Florianópolis assistiu a apresentações do Rio de Janeiro via rede Ipê

[RNP, 26.07.2006]

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

“VideoconCiência” nas escolas alcança oito estados brasileiros

[RNP, 05.11.2004]