RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Gerente da RNP faz palestra sobre projeto ICP-EDU em evento do Datasus

Infra-estrutura vai tornar servidores web e VPNs mais seguros


No dia 22 de maio, a gerente de projetos de P&D da Diretoria de Inovação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Iara Machado, participou do ciclo de palestras Datasus 2007, realizado pelo Departamento de Informática do órgão, em Brasília. Com transmissão, ao vivo, pela Internet, Iara falou do projeto-piloto da RNP, ICP-EDU.

A gerente da RNP explicou o objetivo de se criar uma infra-estrutura de chaves públicas para a área acadêmica. “Existem procedimentos internos da gestão das universidades que podem se beneficiar desses certificados sem valor jurídico”, explica. A infra-estrutura também tem a vantagem de deixar servidores web e VPNs (redes privadas virtuais) mais seguros. O uso da ICP-EDU também servirá para disseminar a tecnologia de certificação entre alunos e professores.

Iara Machado informou ainda que, como resultado do GT ICP-EDU, foi desenvolvido um hardware criptográfico pra armazenar chaves privadas. Segunda ela, a expectativa é de que, até o final de 2007, o serviço-piloto esteja em funcionamento nas universidades federais de Santa Catarina (UFSC), de Minas Gerais (UFMG) e Fluminense (UFF),  Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e Unicamp.

[RNP, 25.05.2007]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP lança autoridade certificadora raiz para a comunidade acadêmica

Piloto vira serviço em 2007

[RNP, 07.12.2006]