RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Escola Superior de Redes define cursos para 2007

Tecnologias de redes sem fio e segurança serão abordadas


Os cursos de 2007 da Escola Superior de Redes (ESR) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) já estão definidos. Serão abertas turmas em Administração e projeto de redes, Segurança, e Mídias de suporte à colaboração digital, nas unidades da ESR no Rio de Janeiro, Brasília e João Pessoa. As aulas são práticas, e os cursos têm duração de 30 horas.

O próximo curso é o de Arquitetura e protocolos de rede TCP-IP, que acontecerá em abril em João Pessoa, e em maio, no Rio e em Brasília. As principais ferramentas de gerência de redes – uma área bastante valorizada atualmente no mercado - serão conhecidas no curso Gerência de redes de computadores, que será iniciado em outubro, também nas três unidades.

A área de segurança de redes é tema de outro curso da ESR. O interesse dos executivos brasileiros pelo assunto tem aumentado nos últimos anos. Isso porque o número de incidentes de segurança verificados na Internet brasileira atingiu 197 mil em 2006, quase três vezes mais que os registrados em 2005, segundo o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br). Profissionais de TI e outros interessados poderão participar de turmas, entre maio e outubro, como Segurança de redes e sistemas, Gestão da segurança da informação e Segurança em redes sem fio.

Em agosto, cursos sobre operação e administração de sistemas de videoconferência serão realizados no Rio de Janeiro e Brasília. O assunto é relevante, já que novas aplicações de suporte à colaboração digital são desenvolvidas, diariamente, para atender às necessidades de empresas, instituições de pesquisa e órgãos governamentais.
 
Mais informações sobre cursos da ESR podem ser obtidas no endereço www.esr.rnp.br/cursos/agenda/ ou pelos telefones das unidades de Brasília - (61) 3243-4337-, João Pessoa - (83) 3216-7932/ 7931 e Rio de Janeiro - (21) 2275-5578.

[RNP, 20.03.2007]

Consulta em noticias