RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Governo do DF vai integrar Redecomep

Protocolo de intenções com MCT foi assinado no dia 27 de fevereiro


O Governo do Distrito Federal (GDF) vai fazer parte da iniciativa das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep) em Brasília. O protocolo de intenções com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que formaliza o interesse do GDF no projeto, foi assinado no dia 27 de fevereiro.

O acordo firmado entre o GDF e a Redecomep é o pontapé inicial para a criação da primeira biblioteca nacional digital em Brasília, cujo conteúdo será disponibilizado para milhões de usuários. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) vai ser a responsável pela conexão utilizada no local, e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), pelo compartilhamento de informações entre as principais bibliotecas do mundo.

"O usuário da Biblioteca Nacional terá acesso a dezenas de bibliotecas do mundo e a milhares de periódicos, tendo os meios mais modernos de consultas a teses e documentos", afirma o ministro Sergio Rezende.

O lançamento das fibras ópticas da Rede Metropolitana de Brasília, que terá ao todo 65 km de extensão, já está praticamente concluído. Resta agora aguardar a chegada dos equipamentos. A rede do DF vai conectar 17 instituições.

Redecomep

Redecomep é uma iniciativa do MCT, coordenada pela RNP, que tem como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país servidas pelos Pontos de Presença da RNP.

[RNP, 01.03.2007]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Brasília terá primeira biblioteca nacional digital

Iniciativa é fruto da parceria entre RNP, Ibict e governo do DF

[RNP, 07.02.2007]


Outras referências:

Redecomep

Site da iniciativa de Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa