RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai têm proposta para a Sociedade da Informação

A expectativa é de que a RNP realize a gestão do projeto


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) sediou a reunião conjunta da Comissão Sociedade da Informação da Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia do Mercosul (Recyt), do Subgrupo de Trabalho de Comércio Eletrônico do Mercosul (SGT-13) e de representantes da Comissão Européia nos dias 24 e 25 de janeiro, no Rio de Janeiro. O objetivo do encontro era revisar a proposta e as disposições técnicas e administrativas do projeto de apoio à Sociedade da Informação do Mercosul.

O projeto, que contempla a colaboração entre Mercosul e União Européia em atividades relativas à sociedade da informação, pretende, nos primeiros três anos, desenvolver aplicações-piloto, capacitar pessoas e difundir as melhores práticas por meio de uma Escola Virtual da Sociedade da Informação, além de outras atividades de comércio eletrônico regional. A idéia é prover conhecimento e habilidade de gestão às pessoas que podem contribuir com o desenvolvimento da sociedade da informação e estabelecer uma rede de cooperação entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, reduzindo os contrastes no campo da sociedade da informação.

A expectativa é de que a RNP realize a gestão do projeto, apoiando as ações da Recyt e do SGT-13 nos quatro países. O projeto, que deverá ser submetido à União Européia para financiamento, está orçado em cerca de 9,6 milhões de euros, dos quais 2,6 milhões virão dos quatro países do Mercosul envolvidos no projeto.

Participaram do encontro os coordenadores da Comissão da Sociedade da Informação da Recyt, do SGT-13 da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, assim como representantes da Comissão Européia. Representando a RNP, participaram o diretor geral, Nelson Simões, o diretor de administração e planejamento, Wilson Coury, e o coordenador de projetos, José Luiz Ribeiro Filho.

[RNP, 26.01.2007]

Consulta em noticias