RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 
Retrospectiva 2006: parcerias e prêmios. RNP e Ministério da Saúde assinam contrato de colaboração

Já há alguns anos, a RNP vem fortalecendo suas parcerias não só no campo corporativo (por meio da Lei de Informática), mas também interinstitucional (com ministérios, instituições e consórcios nacionais e estrangeiros). Várias iniciativas já foram citadas ao longo desta semana – com a Associação Brasileira de Hospitais Universitários, na área de telemedicina; com parceiros estrangeiros, na área de grades; com grupos de pesquisa nacionais, no desenvolvimento de novas aplicações e serviços; com a Associação Brasileira de TVs Universitárias, na área de TV digital; com institutos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), na propagação do conhecimento via transmissão de palestras e cursos; etc. –, mas o principal marco de 2006 foi a assinatura, em outubro, de contrato de colaboração com o Ministério da Saúde (MS).

O contrato com o MS prevê a execução de projeto-piloto que permitirá a interconexão em redes de pólos do programa Saúde da Família e pontos de prestação de serviços de saúde. O investimento previsto chegará a R$ 8,1 milhões em doze meses. Além disso, foi firmado um protocolo de intenções para integração do Ministério da Saúde ao Programa Interministerial de Manutenção e Desenvolvimento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

Esta associação de esforços começou quando a RNP lançou o projeto Rede Universitária de Telemedicina (Rute), atendendo a uma demanda do MCT para apoiar a pesquisa e a educação em telemedicina. Simultaneamente, várias ações em curso no Ministério da Saúde para suporte à gestão e educação em saúde foram identificadas e reconhecidas como parceiras naturais desta comunidade de pólos de hospitais de ensino.

Dentre os 22 hospitais que integram a primeira etapa da Rute, o MS selecionou oito para atuarem como pólos responsáveis pelo apoio à educação a distância de pontos do Programa de Saúde da Família. O projeto-piloto compreende ações de prestação de serviços da RNP para implantação de infra-estrutura, treinamento de profissionais e manutenção da rede de aplicações de colaboração a distância. Entre os principais objetivos previstos, destacam-se a conexão à rede Ipê de 32 pontos do Programa de Saúde da Família para avaliação de desempenho e aplicações previstas com base no Projeto de Telemática e Telemedicina em Apoio à Atenção Primária à Saúde no Brasil; a implantação e provimento de banda larga de serviços de videoconferência e de telefonia IP em unidades de gestão do sistema Qualisus; a capacitação de profissionais em temas relativos à administração e à segurança de redes e serviços de videoconferência; e a interligação da rede Datasus à rede Ipê.

Internet Data Center abriga serviços do governo federal

A RNP construiu, em Brasília, um espaço físico para hospedagem de equipamentos e servidores de clientes especiais das áreas de educação, pesquisa e cultura. Neste espaço, mais conhecido como Internet Data Center (IDC), estão abrigadas máquinas e serviços do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), do Instituto de Pesquisas em Tecnologia da Informação (IPTI/Minc), do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCT), da Radiobrás, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

O serviço existe desde 2005, mas começou a ganhar força mesmo em 2006, quando a associou-se a maior parte dos clientes. Em maio, o IDC passou a abrigar os sites Cultura Digital, Conversê e Estúdio Livre, do Ministério da Cultura (Minc). No mesmo mês, iniciaram-se as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que puderam ser feitas pela Internet graças ao fato de o IDC estar abrigando alguns servidores do Inep. Em setembro, foram instaladas uma antena e um codificador no prédio da RNP para captar e digitalizar o sinal da TV NBR, da Radiobrás. O canal passou a ser transmitido também pela Internet, a partir do IDC da RNP. Também em setembro, o site do Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE) da Presidência da República passou a ser hospedado no IDC da RNP.

A parceria com o Ministério das Cidades também foi reforçada com a transmissão de dois Seminários de Cadastro Técnico Territorial Multifinalitário: o da Região Sudeste 2 (em setembro) e o da Região Norte (novembro). Junto com o MEC e o Minc, a RNP está estruturando a Rede Cultura e Pensamento, que interliga organizações em todo o país para a realização e transmissão de debates sobre temas atuais.

Um ano de prêmios

Em seus pouco mais de 17 anos de história, a RNP escreveu uma trajetória de pioneirismo e perseverança de propósitos. Em sua primeira fase (1989-1999), participou da construção e consolidação da Internet brasileira. Em sua segunda fase (de 2000 aos dias atuais), promoveu o uso inovador de redes avançadas no Brasil. Este histórico tem sido reconhecido pela sociedade. Em julho de 2006, a RNP recebeu o prêmio Sucesu 40 anos na categoria Entidade/Empresa da década 1996/2005 por seu pioneirismo e inovação na história da Informática no Brasil. Para sua escolha, foi considerado, principalmente, o fato de a RNP ter aberto seu backbone para uso comercial, tornando possível o surgimento de milhares de provedores de acesso. Na mesma solenidade, foram premiados Tadao Takashaki, primeiro coordenador-geral da RNP, pelo lançamento do projeto Rede Nacional de Pesquisa (em 1989), e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por ter possibilitado a exploração comercial da Internet para a população brasileira.

Um mês antes, o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, recebia o Prêmio Conip Líderes de TI.Gov, na categoria Poder Executivo Federal, em reconhecimento “a seu comando no trabalho de conectividade oferecido pela RNP às suas instituições vinculadas e à sua atuação no Comitê Gestor da Internet.” Em março, a RNP era premiada com o selo RiofazDesign, na categoria Instituições Públicas e Privadas. O prêmio é concedido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado do Rio de Janeiro a empresas instaladas no estado e que investem em design como ferramenta de gestão em seus diversos setores e níveis de atuação.

Outro aspecto que demonstra o nível de reconhecimento alcançado pela RNP é o número de acessos ao website da organização, que vem crescendo a cada ano. Em 2006, 1,6 milhão de pessoas realizaram 2,7 milhões de visitas. As páginas mais visitadas foram aquelas em que são publicados os alertas de segurança do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), as páginas de notícias produzidas pela equipe da RNP e as páginas de operação da rede, que mostram o mapa da rede Ipê, fornecem o panorama e as estatísticas do tráfego, e dão outras informações a respeito da infra-estrutura da rede acadêmica nacional.


Sobre esta reportagem

Encerramos hoje a série de reportagens diárias, iniciada na segunda-feira (8), com a retrospectiva de 2006 na RNP. Ao longo desta semana, apresentamos a Nova RNP, conceito lançado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia no final de 2005, falamos sobre infra-estrutura de redes, serviços e aplicações avançadas, sobre treinamento e capacitação em tecnologias da informação e comunicação, e sobre parcerias e prêmios obtidos no ano.

Em 2007, a RNP continuará pautando suas ações com o objetivo de oferecer qualidade de rede e serviços inovadores para a comunidade científica brasileira.

Veja também a página interativa da Nova RNP (animação em Flash).


[RNP, 12.01.2007]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Retrospectiva 2006: uma Nova RNP

Rede avançada, aplicações inovadoras e capacitação com qualidade

[RNP, 08.01.2007]

Retrospectiva 2006: rede Ipê cada vez mais potente

RNP investiu na melhoria de suas conexões nacionais e internacionais

[RNP, 09.01.2007]

Retrospectiva 2006: serviços avançados para C&T

Rede Universitária de Telemedicina integra iniciativas regionais

[RNP, 10.01.2007]

Retrospectiva 2006: capacitar é preciso

RNP inaugurou mais duas unidades da Escola Superior de Redes

[RNP, 11.01.2007]