RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 
Retrospectiva 2006: uma Nova RNP. Rede avançada, aplicações inovadoras e capacitação com qualidade

No fim de 2005, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) inaugurava sua rede Ipê, infra-estrutura multigigabit que interliga universidades e institutos de pesquisa do país, e anunciava sua entrada em uma nova fase denominada Nova RNP. O ano de 2006 foi repleto de demonstrações desse novo momento da organização, confirmando sua visão de futuro desenhada anteriormente.

Dentro do conceito Nova RNP, estão a infra-estrutura de rede acadêmica avançada, integrando os níveis nacional, metropolitano e local; os serviços e aplicações inovadoras de comunicação e colaboração para uso geral e para comunidades específicas; e a capacitação de recursos humanos em tecnologias da informação e comunicação (TIC).

Faz parte também deste cenário a ampliação de parcerias. Exemplo disso foi a assinatura de um contrato de colaboração com o Ministério da Saúde. O acordo prevê a execução de um projeto-piloto que permitirá a interconexão em rede de pólos do Programa de Saúde da Família e pontos de prestação de serviços de saúde. A seguir, um resumo dos três principais cenários de atuação da Nova RNP.

Página interativa sobre a Nova RNP

Infra-estrutura – A RNP investe com finalidade de oferecer serviço de conectividade fim-a-fim. A rede Ipê, backbone acadêmico nacional, possui 12 conexões interestaduais de 2,5 a 10 Gbps, usando tecnologia WDM, e 17 conexões interestaduas de 4 a 34 Mbps, usando tecnologia SDH. Possui também conexões internacionais: são 855 Mbps de capacidade de tráfego internacional de produção, além de 1,4 Gbps para acesso à Internet acadêmica mundial. Atualmente, estão conectadas à rede Ipê 346 instituições no Brasil. Em nível metropolitano, as principais instituições serão atendidas pela Redecomep (Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa), iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia coordenada pela RNP nos estados e no Distrito Federal. Em nível local, existem projetos de redes de campi, com os quais a RNP apóia a modernização de redes internas de universidades e centros de pesquisa e a implantação de serviços e aplicações de comunicação e colaboração, tais como telefonia IP e videoconferência. Outra vertente importante da infra-estrutura diz respeito a redes experimentais. Exemplo é a rede do Projeto Giga, criada com o objetivo de desenvolver tecnologia de rede óptica, aplicações e serviços de telecomunicações, interligando 17 universidades e institutos de pesquisa no eixo RJ-SP com links de 2,5 Gbps.

Aplicações – Além dos serviços de telefonia IP e videoconferência, a RNP vem desenvolvendo serviços e aplicações para comunidades específicas. É o caso da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), que foi lançada em abril de 2006 com o objetivo de apoiar o aprimoramento da infra-estrutura para telemedicina já existente nos hospitais universitários do país, bem como de promover a integração de projetos interinstitucionais. Outros exemplos são a Rede de Intercâmbio de TVs Universitárias (Ritu), lançada em dezembro, e outros projetos previstos para os próximos anos, tais como a Rede de Biodiversidade. Ainda buscando o desenvolvimento de aplicações inovadoras a custo compatível, a RNP desenvolve, desde 2002, o Programa Grupos de Trabalho, o qual possibilita a criação de projetos colaborativos que demonstrem a viabilidade de uso de novos protocolos, serviços e aplicações de redes de computadores. Nos GTs são desenvolvidos projetos-pilotos que podem ser oferecidos, posteriormente, como novos serviços aos usuários da RNP. Em 2006, foram selecionados sete GTs: TV Digital; Rede Mesh; Medições; Gerência de Vídeo; Infra-Estrutura para Ensino a Distância; Comunidade Virtual de Grade e Automatização de Diagnóstico e Recuperação de Falhas.

Capacitação – Outro grande papel da RNP é a capacitação de recursos humanos em tecnologias de informação e comunicação. Com este objetivo, a organização promove dois eventos: o Seminário de Capacitação e Inovação (SCI) e o Workshop RNP (WRNP). Este ano, o SCI reuniu 170 pessoas, em São Paulo, de 6 a 10 de novembro, com uma programação que incluía cursos, palestras e mesas redondas sobre videoconferência, Wi-Max, experiências em telemedicina, repositórios digitais, segurança e certificação digital, entre outros assuntos. Já o WRNP aconteceu em Curitiba, nos dia 29 e 30 de maio, com a presença de 230 pessoas. Foram destaques: a rede Ipê, as inovações em rede e os projetos desenvolvidos para comunidades específicas, tais como as iniciativas Redecomep e Rute. Além disso, foram abordados os progressos dos grupos de trabalho da RNP e de iniciativas internacionais de integração de redes acadêmicas e aplicações distribuídas. Este ano, a RNP e seu Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) também organizaram importantes eventos com o intuito de difundir a cultura da segurança em redes. Em cooperação com o Fórum Internacional de Grupos de Resposta a Incidentes de Segurança (First), a RNP coordenou a 2ª Conferência Latino-Americana de Resposta a Incidentes de Segurança (Colaris), que aconteceu no Rio de Janeiro de 7 a 10 de outubro. O evento reuniu cerca de 200 pessoas para discutir segurança na Internet. Além deste, foram organizados dois encontros de grupos de segurança acadêmicos e promovidas atividades pelo Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI), em 30 de novembro.

Ainda na vertente de capacitação, a organização inaugurou, em 2006, mais duas unidades da Escola Superior de Redes RNP: em João Pessoa (PB) e no Rio de Janeiro (RJ). A Escola oferece cursos nas áreas de administração de sistemas, administração e projetos de redes, segurança e mídias de suporte à colaboração digital. Ao longo do ano, 290 pessoas foram treinadas em 20 cursos nessas áreas.


Sobre esta reportagem

De hoje (8) a sexta-feira (12), estaremos fazendo a retrospectiva de 2006 na RNP em uma série de reportagens. Nelas, detalharemos conquistas nas áreas de infra-estrutura, aplicações e capacitação. Falaremos também sobre parcerias e prêmios obtidos pela RNP ao longo do ano. Veja também a página interativa da Nova RNP (animação em Flash).


[RNP, 08.01.2007]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Retrospectiva 2006: rede Ipê cada vez mais potente

RNP investiu na melhoria de suas conexões nacionais e internacionais

[RNP, 09.01.2007]

Retrospectiva 2006: serviços avançados para C&T

Rede Universitária de Telemedicina integra iniciativas regionais

[RNP, 10.01.2007]

Retrospectiva 2006: capacitar é preciso

RNP inaugurou mais duas unidades da Escola Superior de Redes

[RNP, 11.01.2007]

Retrospectiva 2006: parcerias e prêmios

RNP e Ministério da Saúde assinam contrato de colaboração

[RNP, 12.01.2007]