RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Pregão para contratar enlaces de EAFs e PoPs beneficia 55 instituições brasileiras

Os circuitos contratados vão de 1 Mbps a 622 Mbps


No dia 15 de dezembro, foi finalizado o pregão eletrônico para contratação dos enlaces das Escolas Agrotécnicas Federais (EAFs) e para atualização dos enlaces dos pontos de presença (PoPs) de Goiás, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Ao todo, 55 instituições de todas as regiões do Brasil foram contempladas. Os serviços envolvem circuitos de 1 Mbps a 622 Mbps. A conexão entre os PoPs de Goiânia e Brasília, por exemplo, que era feita, anteriormente, a uma velocidade de 34 Mbps, agora será realizada com a maior velocidade proposta no pregão. Entre as EAFs, a de São Luis foi a mais beneficiada, já que sequer tinha acesso à Internet.

O resultado na negociação dos lotes foi considerado satisfatório pelos consultores da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia nas negociações com as operadoras de telecomunicações. Dos 13 lotes oferecidos, 11 foram aceitos.

As empresas vencedoras do pregão são a Brasil Telecom, Telemar e Embratel, e a ativação dos enlaces está prevista para 60 a 90 dias. Os lotes cancelados dizem respeito aos circuitos 622 Mbps para os PoPs do Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte, por terem recebido ofertas bem acima dos valores de referência.

As instituições contempladas são:

Unidades federais de pesquisa:
Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e Observatório Nacional

Universidades federais:
Goiás, Alfenas, Triângulo Mineiro, Vale do Jequitinhonha e Mucuri, São João Del Rei,  Itajubá, Juiz de Fora, Lavras, Uberlândia, Viçosa, Paraíba, Rural do Rio de Janeiro, Semi-Árido, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, ABC, Recôncavo da Bahia e Grande Dourados

Escolas Agrotécnicas Federais:
Catu (BA), Guanambi (BA), Codó (MA), Inconfidentes (MG), Muzambinho (MG), São João Evangelista (MG), Satuba (AL), Manaus (AM), Senhor do Bonfim (BA), Crato (CE), Iguatu (CE), Alegre (ES), Colatina (ES), Santa Teresa (ES), São Luis (MA), Barbacena (MG), Machado (MG), Salinas (MG), Uberlândia (MG), Castanhal (PA), Sousa (PB), Barreiros (PE), Belo Jardim (PE), Vitória de Santo Antão (PE), São Cristovão (SE), Ceres (GO), Cáceres (MT), Alegrete (RS), Sertão (RS), Colorado do Oeste (RO), Concórdia (SC), Rio do Sul (SC), Santa Rosa do Sul (SC) e Araguatins (TO)

[RNP, 18.12.2006]

Consulta em noticias