RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Iniciada construção da Metromao

Rede metropolitana de Manaus faz parte do projeto Redecomep da RNP


A construção da rede metropolitana de ensino e pesquisa de Manaus (Metromao) pela empresa Ômega teve início em novembro e até o momento já foram construídos mais de 14 Km de rede. Os equipamentos deverão estar disponíveis para instalação tão logo a construção termine, já que a previsão de entrega é de até o fim do ano.

Vale acrescentar que, no mesmo lote, chegarão os equipamentos que atenderão às redes de Florianópolis (Remep), Fortaleza (Gigafor), Salvador (Remessa), Natal (GigaNatal), Brasília (Rede metropolitana de Brasília), Vitória (Metrovix) e Belém (Metrobel). Destas, Vitória e Brasília já receberam os cabos ópticos e estão em fase construção. As redes de Natal e Florianópolis, que em breve também receberão as fibras, encontram-se ainda no início desta etapa. Curitiba e Fortaleza devem receber os cabos até o fim do ano para dar início à construção das redes já em 2007.

A rede de Manaus, cuja entrada em operação está prevista para fevereiro de 2007, foi orçada em aproximadamente R$1,8 milhões, sendo 62% custeado pela Redecomep e 38% pelo Governo do Estado do Amazonas. A Metromao e as demais redes fazem parte do projeto Redecomep, iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que tem como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país servidas pelos pontos de presença da RNP.

[RNP, 08.12.2006]

Consulta em noticias

 


Outras referências:

Redecomep

Site da iniciativa de Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa