RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

A união faz a força quando o assunto é segurança

RNP comemora Dia Internacional de Segurança em Informática pelo segundo ano consecutivo


Medidas simples de segurança como atualização do antivírus e do firewall pessoal podem fazer toda a diferença. Proteger uma organização requer a participação de todos. São estas as idéias que direcionam as comemorações do Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI) 2006 na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Pela segunda vez, através de seu Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), a RNP participa da iniciativa, e defende, neste ano, a bandeira “Trabalhando Juntos”.

As atividades do CAIS para o dia 30 de novembro incluem palestras on-line, divulgação de informações e práticas de segurança, além do apoio a iniciativas de instituições que também queiram fazer parte do evento. A Universidade Federal de Sergipe e o Centro de Atendimento e Tratamento de Incidentes de Segurança da UFRJ (Cenatis), entre outras organizações, já confirmaram a participação no DISI 2006.

Dentre os temas que serão abordados nas palestras transmitidas pela Internet, com acesso livre para qualquer usuário, estão segurança em redes sem-fio, promoção de direitos humanos na Internet e pontos cruciais para a manutenção da segurança nas organizações. Vale destacar que o CAIS da RNP também prevê, para essa data, a divulgação de referências importantes na área de segurança e um breve teste com questões básicas sobre segurança da informação, com direito a premiações às 100 primeiras respostas corretas.

Sobre o CAIS

Criado em 1997, o CAIS atua na detecção, resolução e prevenção de incidentes de segurança na rede Ipê – infra-estrutura multigigabit gerenciada pela RNP. O CAIS também divulga informações e alertas de segurança e participa de organismos internacionais na área.

[RNP, 30.11.2006]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Segurança em redes

Saiba mais sobre o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP

DISI 2006

Página do Dia Internacional de Segurança em Informática 2006