RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Médicos da Uerj são beneficiados pelo Projeto Giga

Profissionais do Nesa realizam videoconferência com colegas norte-americanos


Pela primeira vez, médicos do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (Nesa), da Uerj, e colegas da Universidade de Medicina e Odontologia de Nova Jersey, nos Estados Unidos, reuniram-se para discutir casos relacionados a abusos sexuais a crianças e adolescentes. A realização da videoconferência, na quinta-feira (26/10), foi viabilizada pela rede do Projeto Giga, coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). A discussão contou ainda com a presença da ONG norte-americana Medical Missions for Children, dedicada à saúde das crianças.

A médica da Uerj, Evelyn Eisenstein, uma das mediadoras da seção, aprovou a experiência: "A videoconferência representa outro patamar da ciência, tecnologia e troca de expertise internacional", disse após a discussão de casos, acompanhada por residentes. Uma delas, Giovana Frigotto, também mostrou-se entusiasmada. "É muito bom poder analisar questões com outros pediatras, como se estivessem aqui conosco. A dinâmica funciona bem", disse.

Se a discussão entre o Nesa e a universidade norte-americana foi inédita, outros profissionais da Uerj, como radiologistas, geriatras e urologistas, já foram beneficiados com a videoconferência, através do Projeto Giga. As sessões anteriores aproximaram médicos da Uerj e de outras universidades do Brasil e do mundo, como as federais de Minas Gerais, de Santa Catarina, e de Pernambuco, e as universidades de Toronto (Canadá) e Johns Hopkins (Estados Unidos).

A principal vantagem trazida pelo Giga para a Faculdade de Ciências Médicas da Uerj é o aumento da velocidade de conexão, de 2 Mbps para 1 Gbps; ou seja, uma conectividade quinhentas vezes mais rápida.

Sobre o Projeto Giga

O Projeto Giga consiste na implementação e uso de uma rede óptica experimental voltada para o desenvolvimento de tecnologias de redes ópticas, aplicações e serviços de telecomunicações associados a tecnologia IP e banda larga.

A rede do projeto foi implementada em maio de 2004, com 735 km de extensão e capacidade de 2,5 Gbps, podendo chegar até 10 Gbps. A rede interconecta 17 universidades e centros de pesquisa do eixo Rio-São Paulo, localizados nos municípios de Campinas, São Paulo, São José dos Campos, Cachoeira Paulista, Rio de Janeiro, Niterói e Petrópolis.

O convênio prevê um investimento de R$ 54,8 milhões através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) até julho de 2007. A verba vem do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), do Ministério das Comunicações.

[RNP, 27.10.2006]

Consulta em noticias