RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP e Ver Ciência transmitem vídeos na Semana Nacional de C&T

17 programas estarão disponíveis na Internet


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com o projeto Ver Ciência, transmitirá vídeos para instituições cadastradas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), de 16 a 23 de outubro de 2006.

Trata-se de uma seleção especial de programas da Mostra Internacional de Ciência na Televisão Ver Ciência, um festival anual de programas de TV produzidos em vários países. São 17 programas divididos em 4 sessões temáticas: Santos Dumont; Tecnologia aeronáutica e aeroespacial; Criatividade em C&T; e Inovação em C&T. Todos os vídeos ficarão disponíveis nos servidores de vídeo digital da RNP para serem acessados, sob demanda, pelas instituições pré-selecionadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Em 2005, este serviço já foi disponibilizado, mas em caráter experimental, para um número pequeno de instituições. A inauguração da rede Ipê, infra-estrutura óptica multigigabit da RNP que conecta mais de 250 instituições de ensino e pesquisa no país, possibilitou a extensão do serviço para um número maior de instituições. Este ano as instituições que atenderem os requisitos listados no site do evento e desejarem promover sessões públicas, gratuitas, dos vídeos científicos selecionados e licenciados para a SNCT poderão se cadastrar.

O projeto Ver Ciência, que conta com o patrocínio da Petrobras e o apoio do MCT e do Ministério da Cultura (Minc), tem por objetivo divulgar os projetos de pesquisa e as principais descobertas na área de Ciência e Tecnologia. Para isso, desde 1994, promove a exibição dos melhores documentários sobre o assunto. No Rio, essa mostra acontece no Centro Cultural Banco do Brasil.

A SNCT é uma iniciativa do governo federal, criada por decreto presidencial em 9 de junho de 2004, com objetivo de promover a ciência para a sociedade. Sua coordenação é responsabilidade do MCT, com a colaboração de entidades nacionais vinculadas ao setor. Todos os institutos de pesquisa do MCT são convidados a participar. A idéia é abrir as portas à população das instituições que produzem ciência e promover atividades que aproximem essa produção da sociedade.

Conheça a programação completa da mostra em http://semanact2006.mct.gov.br/index.php/content/view/442.html .

[RNP, 20.09.2006]

Consulta em noticias